Cidades

Consórcio apresenta projeto para construção da Transbrasília

Empresas apresentaram plano de desenvolvimento econômico destinado às regiões administrativas incluídas no trajeto: Águas Claras, Guará, Park Way, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga

postado em 22/05/2017 21:25
Via de 26km ligará o Setor Policial Sul, no Plano Piloto, a Samambaia
Um dos consórcios interessados em construir a Transbrasília - via de 26km que ligará o Setor Policial Sul a Samambaia - apresentou, nesta segunda-feira (22/5), um plano de desenvolvimento econômico destinado às regiões administrativas incluídas no trajeto: Águas Claras, Guará, Park Way, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga.

O projeto é mais abrangente que o anterior, batizado de Interbairros, que previa apenas um grande corredor viário do Plano Piloto a Samambaia. Entre os benefícios descritos na proposta estão instalar ciclovias às margens da Transbrasília; facilitar a integração com o metrô e o acesso a parques; priorizar o transporte coletivo; e arborizar o perímetro da via.
;Mais do que um projeto de mobilidade, é um projeto de integração comunitária, que resultará em espaços com praças, equipamentos culturais e comércio. Ou seja, vai trazer desenvolvimento econômico e criar empregos;, destacou o secretário de Fazenda, João Antônio Fleury.

Avaliação do TCDF

A proposta, agora, precisa passar pela avaliação do Conselho Gestor de Parcerias-Público Privadas e, em cerca de 60 dias, será encaminhada para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Depois de passar pelo crivo dos conselheiros do TCDF, a expectativa é que a Subsecretaria de Parcerias Público-Privadas, da Secretaria de Fazenda, possa lançar edital de licitação em setembro.
Embora tenha apresentado o plano do empreendimento, não necessariamente o consórcio formado pelas nove empresas será o responsável pelas obras.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação