Jornal Correio Braziliense

Cidades

Campanha de vacinação chega à última semana com 61% do público atendido

Segundo a Secretaria de Saúde, até a última segunda-feira, foram vacinadas 419.258 pessoas. A meta da campanha é atender a 687.155 pessoas

A campanha de vacinação contra a gripe está na reta final e apenas 61% do público-alvo se vacinou. Os grupos prioritários terão até o próximo domingo (28/5) para receber a imunização contra os três subtipos do vírus influenza: os tipo A ; H1N1 e H3N2 ; e o influenza B. Segundo a Secretaria de Saúde, até a última segunda-feira, foram vacinadas 419.258 pessoas. A meta da campanha é atender a 687.155 pessoas.
A vacina é destinada a um grupo restrito, como trabalhadores da área da saúde, pessoas de 60 anos ou mais, crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas.
Leia mais notícias em Cidades
O Boletim Epidemiológico da Gripe aponta que 262 notificações da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocorreram em 2017. A SRAG é uma complicação da gripe. No total, 72 casos foram confirmados, sendo que a maior incidência ocorreu em crianças menores de 1 ano, totalizando 53 registros. O relatório foi divulgado pela Secretaria de Saúde em 8 de maio. Com 20 casos confirmados, o Sudoeste apresentou maior número de registros, seguido por Ceilândia (17) e Taguatinga (9).
[SAIBAMAIS]Em 2016, 627.930 pessoas receberam a vacina contra a influenza. À época, a expectativa inicial do governo era de imunizar 609.105 moradores do DF, totalizando 18 mil a mais do esperado. No mesmo período deste ano, foram registradas 12 mortes. Dessas, duas foram causadas pelo H1N1, uma por adenovírus e outra por metapneumovírus.
Este ano, o Distrito Federal registrou duas mortes causadas pelo influenza A H3N2, um tipo mais brando que o H1N1. No total, nove pessoas foram infectadas por esse vírus. As duas pacientes que perderam a vida foram diagnosticadas com doenças crônicas e estavam internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A Secretaria de Saúde confirmou a primeira morte por gripe no Distrito Federal na última semana de abril. Uma mulher de 43 anos não resistiu ao influenza A H3N2 e morreu. Ela era moradora do Riacho Fundo e tinha diabetes. Pouco tempo depois, no dia 4 deste mês, outro óbito pela mesma patologia ocorreu. Outra mulher, de 52 anos, faleceu. Ela também tinha doenças crônicas. Segundo a pasta, em ambos os casos a informação de vacinação contra a gripe nos últimos 12 meses foi ignorada.


Quem pode receber a vacina:

- Pessoas de 60 anos ou mais
- Trabalhadores da área da saúde
- Crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos
- Gestantes e mulheres de até 45 dias após o parto
- Indígenas
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas
- Adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas