O Ministério da Saúde prorrogou o prazo da vacinação contra a gripe até 9 de junho. A campanha começou em 17 de abril e já alcançou a 466,7 mil pessoas do público-alvo no DF - 67,9% da meta da Secretaria da Saúde. Este ano, o objetivo é chegar a 90%. A ação é destinada a crianças de 6 meses a 5 anos de idade, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas, profissionais de saúde e de educação e idosos.
Ainda há 755 mil doses, que, após o prazo proposto, continuam disponíveis nos postos de vacinação da rede. De acordo com o balanço, as crianças foram as que menos participaram da campanha. Apenas 48% foram vacinadas. Entretanto, 95% dos profissionais da educação das redes públicas e privadas receberam a vacina. Já a parcela de idosos chegou a 86,5% dos estimados.
Em 2017, foram confirmadas duas mortes por vírus respiratório influenza A H3. A pasta destaca que, nesses casos, não havia histórico de vacinação. No mesmo período de 2016, o DF registrou 12 óbitos por síndrome respiratória aguda grave, sendo que 10 foram relacionados a influenza A H1N1.
Com informações da Agência Brasília