postado em 29/05/2017 13:44
Dando início a reta final do Maio Amarelo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal promoveu nesta segunda-feira (29/05) evento de conscientização da violência no Trânsito. Na parte externa do prédio, crianças da Rede Pública e de projetos governamentais assistiram simulações de resgate e salvamento com o Corpo de Bombeiros Militares do DF, além de conferir apresentações de habilidades dos cães da Polícia Militar.
Durante a manhã, os alunos do Projeto Bombeiro Mirim da cidade Estrutural acompanharam apreensivos a simulação de salvamento de um acidente entre motocicleta e carro, contendo até auxílio de um helicóptero. O segundo sargento André Pereira, coordenador do projeto, destacou a importância de eventos visando a conscientização de crianças. ;Ensiná-los antes que eles se tornem condutores é um bom modo de moldá-los do jeito certo. Com a simulação, os alunos viram na prática a importância de usar o cinto de segurança e não falar ao telefone enquanto dirigem;, explica.
Com apenas 14 anos, Ana Clara Pereira exibe com orgulho o título de primeira sargenta do Projeto Bombeiro Mirim. Há um ano no grupo, Ana conta que já pensa seguir a carreira militar. ;Minha família apoia muito, e eu sempre gostei. Podemos participar dos sete aos 15 anos, mas depois dessa idade pretendo virar monitora para continuar;, garante. Cerca de 70 crianças fazem parte do projeto, e as 35 do turno da manhã compareceram ao evento. ;No projeto, aprendemos primeiros socorros, natação, noções de nó e atividades de Bombeiro. Saímos muito para passeios, e o de hoje foi muito bom, porque deu para ter uma noção de como é o dia-a-dia de um bombeiro;, completa.
Dentro da Câmara, as equipes responsáveis pela campanha de trânsito Maio Amarelo realizaram sessão solene com Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação e Secretaria de Mobilidade, em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade do Distrito Federal.
O movimento mundial focado numa parceria entre a sociedade civil e o poder público para debater a violência no trânsito, teve neste ano o tema ;Minha escolha faz a diferença;, assunto destacado entre os alunos do Projeto Bombeiro Mirim. ;É importante ter cuidado no trânsito, o evento de hoje serviu para mostrar isso para gente, e foi muito legal;, conta Cleiton Rodrigues, participante do projeto da Estrutural.