Cidades

Ex-vereador provoca acidente ao tentar fugir da polícia em Luziânia

Preso em uma operação de combate ao tráfico da Polícia Civil do DF e da Polícia Federal, o político cumpria a pena em regime semiaberto quando desapareceu e foi considerado foragido

Luiz Calcagno
postado em 31/05/2017 17:34

Ubirajara Dias de Alcântara foi condenado por tráfico de drogas e cumpria pena no regime semiaberto em Luziânia

Foragido da Justiça, um ex-vereador de Valparaíso (GO), município a 38km de Brasília, provocou um acidente ao tentar fugir da Polícia Civil de Goiás nessa terça (30/5). Ubirajara Dias de Alcântara foi condenado por tráfico de drogas e cumpria pena no regime semiaberto em Luziânia (GO), onde acabou preso. Ele deixou de cumprir as exigências do regime, entre elas, de dormir na prisão, e era considerado foragido.

Ao reagir à abordagem policial, o político quase atropelou uma mulher com o veículo que conduzia e, na sequência, subiu com o carro sobre a placa de um posto de combustível. Apesar do susto, ninguém se feriu. Ubirajara foi preso em agosto de 2013, durante a Operação Pampas Pharma, deflagrada pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) da Polícia Civil do DF e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.

Leia mais notícias em Cidades

Investigadores do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Valparaíso procuravam pelo ex-vereador há, pelo menos, 15 dias. Após descobrir o paradeiro do político, os agentes montaram uma operação para surpreendê-lo e usaram um carro descaracterizado no momento da abordagem. ;Conseguimos localizá-lo ontem (terça-feira), no fim da tarde e início da noite, e estávamos preparados para prendê-lo. Acreditamos que ele tenha reconhecido algum dos agentes, pois não estávamos caracterizados como policiais. Quando ele viu a aproximação, deu ré, quase atingiu uma senhora e, em seguida, acertou a placa de trânsito;, detalhou o titular do Genarc, Rafael Abrão.

;No regime semiaberto, ele teria que ir à Justiça diariamente e dormir na cadeia. Ele descumpriu isso e a juíza da comarca de Luziânia decretou a prisão;, acrescentou.

[SAIBAMAIS]Ubirajara foi vereador do município do Entorno em 2012. Após a operação da PF e da Polícia Civil do DF, perdeu o mandato. ;Ele foi cumprir o semiaberto em Luziânia, provavelmente por ser o domicílio dele. O filho também mora na cidade. O mandado de prisão chegou para no início do mês. O ex-vereador é uma pessoa que tem um descrédito pela Justiça. Acha que pode fazer o que quiser, que não vai dar em nada, mas não é bem assim;, garantiu o delegado. O político foi recolhido ao presídio de Valparaíso e há expectativa que ele seja mandado para Luziânia e, posteriormente, para o Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), no DF.

A operação

A ação que culminou na prisão de Ubirajara aconteceu em 1; de agosto de 2013. Além do ex-vereador, foram presos o então vereador de Luziânia, Aderbal João de Jesus Souza, o secretário de Esportes do Novo Gama, José Franco Pimentel, o atendente de farmácia Marivaldo Jesus Paz Carvalho, o empresário Paulo Pereira Costa e Fábio Alves Mendes, funcionário de Paulo. Agentes prenderam ainda, Gutierre da Silva Nascimento e Paulo Henrique Vieira Leite, em Goiânia.

Na capital goiana, agentes apreenderam mais de mil comprimidos de ecstasy e pedras de crack. Dois dias após a ação, a presidência da Câmara Municipal de Valparaíso baixou uma portaria para afastar temporariamente Ubirajara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação