A partir desta quarta-feira (2/6), a Orla da ponte JK recebe uma ação de combate ao comércio irregular. Toda a operação segue até o domingo (4/6), e envolve órgãos como Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável (SEDES), Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Departamento de Trânsito (Detran), e Polícia Militar. Segundo o secretário da pasta, Valdir Oliveira, o objetivo não é apenas retirar os comerciantes do local, mas incentivar a regularização do comércio.
Leia mais notícias em Cidades
Em situações de crise econômica, é comum que o número de comerciantes informais cresça. "Nossa ação não é meramente o combate ao comércio ilegal, mas é a busca por formalização. E estamos oferecendo desde de manhã um atendimento para foramlziar eles, oferecer consultoria, capacitação, para que eles possam vir a entender que o caminho é pela formalização", explicou o secretário.
Com isso, os comerciantes que não possuem licenciamento para vender, ou instalarem barracas e trailers no local podem ter a chance de regularizar a situação. Ainda segundo Valdir Oliveira, com o passar do tempo será construído essa solução pontual em outros lugares. "Temos que buscar formas de organizar, alternativas de formalização e conversar com todos os envolvidos. Não é uma ideia de simples combate às informalidades porque eles não podem ser retirados sem atendimento do estado", concluiu.