Cidades

Cerca de 650 mil fiéis são esperados no último dia de Pentecostes

O tradicional evento católico, realizado no Taguaparque, em Taguatinga, atraiu fiéis em busca de bençãos

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 04/06/2017 10:44
Uma multidão participou dos dois primeiros dias de celebração
No último dia da tradicional festa de Pentecostes, cerca de 650 mil fiéis são esperados para a tradicional celebração religiosa. Organizado pelo Padre Moacir Anastácio no Taguaparque, em Taguatinga, o evento, que começou na última sexta-feira, deve reunir 2 milhões de pessoas nos três dias de duração. Os fiéis devem ficar atentos às modificações no trânsito. Segundo o Detran, foram instalados nove pontos de controle nas proximidades do local da festa.

A cozinheira Valdelice Pereira da Silva, 47 anos, participa da festa de Pentecostes há dez anos e sempre vai aos três dias de celebrações. Mãe de três filhos, Valdelice afirma que o que a move e incentiva a continuar sempre presente no Pentecostes é a certeza das bençãos recebidas. Há alguns anos, um de seus filhos se envolveu com drogas e ela confiou na consagração das velas. No ritual, uma vela é consagrada por dia ; a primeira, ao Deus Pai, a segunda, ao Deus filho e a última, no domingo, ao Espírito Santo. O fiel guarda as três velas e as acende em um momento de dificuldade ou necessidade.

Valdelice afirma que, depois de acender as chamas em favor do filho, o rapaz deixou as drogas. ;Hoje, ele é um homem direito, já está casado e nunca mais se envolveu com coisas que não devia;, afirma.

Moradores do Gama, a dona de casa Janiele Lago e o vigilante Antônio Carlos participam de toda a semana de celebração. Janiele levou as três velas para a benção, mas afirma não ter nenhum pedido especial em mente. ;Temos que estar sempre rezando, mesmo quando não temos nada em particular a pedir. Neste momento tão violento e difícil pelo qual passa nosso país, temos que nos agarrar a Deus. Se não acreditarmos Nele, em quem vamos ter fé?;, questiona.

Eulane Marques Ferreira, 47 anos, veio de Anápolis (GO), para agradecer a benção recebida. ;Finalmente consegui comprar minha casa própria e hoje estou aqui apenas agradecendo por essa vitória;, diz. A professora chegou a Brasília na sexta-feira e foi direto ao Taguaparque. Hospedada na casa de uma prima, em Samambaia, só chegou para o descanso após a meia-noite, mas afirma não sentir cansaço quando se trata de agradecer a Deus.

Convite
O tema deste ano é ;Vinde a mim todos vós; e faz alusão a um convite de Jesus, em diversas passagens bíblicas. A celebração está programada para acabar hoje, por volta das 22h. A Festa de Pentecostes ocorreu pela primeira vez em 1999, idealizada pelo padre Moacir Anastácio, e acontecia ainda na porta da igreja, a Paróquia São Pedro, em Taguatinga. A partir de 2000, o templo não comportou mais a quantidade de participantes e foi preciso fazer a mudança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação