Jornal Correio Braziliense

Cidades

Mais de mil pessoas e de 600 cachorros vão à Cãominhada no Parque da Cidade

A 6ª edição do evento acontece no estacionamento 11 do Parque da Cidade e tem o tema "arraiAU"

Na manhã deste domingo, mais de mil pessoas e de 600 cachorros se encontraram no estacionamento 11 do Parque da Cidade para a 6; edição da Cãominhada Solidária. Realizado duas vezes por ano, o evento arrecada ração para animais resgatados por organizações não governamentais que se propõem a cuidar deles e encontrar lares seguros para os bichos. Organizado por Clara Shiratori, o evento deste domingo é um ;arraiAU; e conta com pescaria e jogo de argolas. As crianças brincam, mas os prêmios são para os pets delas. Ainda não se contabilizou quantos quilos de ração foram doados.
Leia mais notícias em Cidades
Vera Franco, 40, designer, e Aloizio Alvarenga, 68, bancário, acompanharam a primeira edição da Cãominhada pela internet. O Joca Guerreiro, de cerca de 6 anos, estava presente. Ele havia sido encontradi em São Sebastião com um corte no pescoço. Uma campanha pedia dinheiro para o tratamento dele, que passava de R$ 7 mil. Começaram a ajudar financeiramente e se apegaram a ele, mesmo de longe.
Seis meses depois, o casal se mudou para Brasília. Joca já estava bem, mas ainda não tinha sido adotado. Os dois não hesitaram e o pet entrou para a família. Desde então, não perdem nem uma Cãominhada sequer. Acabaram adotando também Salomé. ;O Joca ficava muito sozinho, mas, ao mesmo tempo, também não gostava de outros cachorros. Foi bom para a socialização dele;, conta Vera.
Em uma pequena feira, havia food-trucks e barracas vendendo produtos para pets. Entre eles, a da Pet;s Food, de alimentação natural para cachorros. Tudo é cozido, sem tempero, conservantes ou corantes. ;Se procuramos uma alimentação mais saudável para nós, também devemos procurar para os nossos animais de estimação. Alimentos industrializados não podem ser o melhor para eles;, explica Juvenal Junior, um dos donos da empresa.
Além dos habitués da Cãominhada, como Vera e Aloízio, muita gente foi pela primeira vez. É o caso de Talita Rangel e Mauro Mendes, ambos de 27 anos e militares. Eles levaram a poodle Luna, 1 ano. Namorados, moravam no Rio separados e começaram a morar juntos aqui em Brasília. Luna é a primeira cadela que o casal compartilha. Compraram o kit da caminhada por R$ 25 e 1 kg de ração e trataram de colocar a bandana do evento na pet. ;Nós sempre trazemos ela ao Parque. Moramos aqui perto, então é fácil. E em apartamento, então, é bom pra ela ter mais espaço;, explica Talita.