Cidades

Taguatinga recebe programa Cidades Limpas e papa-entulho

Até o dia 23, 15 órgãos e 279 trabalhadores farão serviços de conservação, limpeza e revitalização na cidade

postado em 05/06/2017 13:43
Até o dia 23, 15 órgãos e 279 trabalhadores farão serviços de conservação, limpeza e revitalização na cidade
O aniversário de Taguatinga, comemorado nesta segunda-feira (5/6), marca o lançamento da 16; edição do Cidades Limpas e a inauguração do segundo papa-entulho do Distrito Federal. A unidade fica na QNG 47, Área Especial 9, às margens da BR-070. Até o dia 23, 15 órgãos e 279 trabalhadores farão serviços de conservação, limpeza e revitalização na cidade. Foi anunciado também o edital de licitação para fazer o calçamento entre as avenidas Comercial e Samdu.
Com funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 18h, o papa-entulho custou R$ 134.930 - recursos do SLU. A estrutura conta com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda caçambas para descarte de resíduos.
Por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), também é possível entregar óleo usado em frituras.
De acordo com Instrução Normativa n; 2, de 15 de março de 2017, os espaços só podem receber, por pessoa, diariamente, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d;água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos - como móveis - e restos de podas.
Recicláveis - como papéis, plásticos, papelões e metais - também podem ser entregues, desde que estejam separados e limpos. Não é autorizada a entrada caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado.
Não são permitidos nos papa-entulhos:
- Resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos
- Pneus
- Embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes
- Lâmpadas
- Pilhas e baterias
- Equipamentos ou materiais que tenham metais pesados
- Gesso
- Espelhos
- Vidros
- Amianto
- Tintas, solventes e tonner

Cidades limpas

As ações de revitalização tem como foco pontos centrais de Taguatinga, como a Praça do Coreto, na QNA 14, que receberá manutenção na iluminação, a Avenida das Palmeiras, com a nova pintura das faixas de pedestres e a Avenida Elmo Serejo, com a poda de árvores e pintura dos meios-fios.
Estão previstas também operações de tapa-buracos, poda de árvores, capina e roçagem, remoção de entulhos, retirada de carcaças, recuperação de sinalização de trânsito, revitalização de iluminação pública, além de manejo ambiental para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Entre os 8 e 9, das 9h às 13h, o ônibus da Identidade Solidária da Polícia Civil ficará estacionado na Praça do Relógio. A unidade móvel contará com três papiloscopistas para emissão de segunda via da carteira de identidade.
Já de 19 a 23 de junho, ocorrerá a retirada de sucatas nos Setores de Oficinas Sul e Norte. A Administração Regional de Taguatinga notificou proprietários de cerca de 80 carcaças para que removessem as estruturas para local adequado fora das vias públicas.
Lançado em novembro do ano passado no Gama, o Cidades Limpas já passou pelo Itapoã, pelo Paranoá, pela Estrutural, por Planaltina, por São Sebastião, por Brazlândia (duas vezes), por Ceilândia (duas vezes), pelo Guará, por Sobradinho, por Sobradinho II, pela Fercal, pela Vila Planalto e por Samambaia.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação