Cidades

Wanessa: quando o amor começa uma campanha, nem a morte é capaz de pará-la

Familiares de Wanessa Cristine pediram sangue por meio das redes sociais; ela, infelizmente veio a falecer, mas seu legado ajudará outras pessoas. A fila de pessoas a fim de doar sangue no Hemocentro triplicou

postado em 08/06/2017 22:21
Wanessa e o marido, Brunno Eduardo
Nos últimos dias, uma campanha mobilizou a internet: com os dois rins paralisados e os pulmões com o funcionamento comprometido, Wanessa Cristine precisava de sangue. O marido dela, Brunno Eduardo, decidiu, então, pedir doações por meio das redes sociais. Infelizmente, Wanessa não resistiu e faleceu nesta quarta-feira (7/6). A campanha não conseguiu salvar a vida de Wanessa, mas fez os estoques do Hemocentro crescerem substancialmente. Ela se foi. Seu legado, porém, servirá para ajudar outras pessoas que necessitam.

[SAIBAMAIS] De acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília, entre 280 e 300 pessoas passam diariamente pelo local para fazer doação de sangue. Depois do início da campanha para ajudar Wanessa, a fila de doadores já chega a 900 pessoas.

A artista Martha Rocha é uma delas. Ela conta que tomou conhecimento do caso por meio de um centro espírita que frequenta. Depois que recebeu a mensagem, Martha passou a espalhar a história, a fim de conseguir mais doações e acabou por mobilizar outras 70 pessoas. "O Brasil sempre tem esse problema com os bancos de sangue. O que me chama a atenção é que a gente sempre está pronto para ajudar alguém perto, mas não é a cultura do brasileiro se colocar à disposição para uma pessoa que não conhece", pondera. Mesmo com a morte da mulher, Martha diz que pretende continuar doando sangue: "outras Wanessas estão nos hospitais também".
[VIDEO1]
Em uma nota postada em sua página do Facebook, a Fundação Hemocentro publicou um agradecimento à população brasiliense e lembrou que as doações podem ser agendadas, para facilitar a vida de quem pretende ajudar. Também pelas redes sociais, Brunno agradeceu o apoio recebido e disse que buscará forças para cuidar dos quatro filhos do casal. "Sei que a missão não será fácil, mas acredito que Deus tem algo especial para mim e vou agarrar essa missão. Agora descanse em paz e me espere que um dia nos encontraremos de novo para vivermos juntos a vida eterna", disse. O enterro de Wanessa está marcado para esta sexta-feira (9/6).


Doença

Durante o parto de seu quarto filho, na última quarta-feira (31/5) Wanessa foi diagnosticada com uma púrpura trombocitopênica trombótica, um distúrbio que faz com que o sangue tenda a coagular. Por causa da enfermidade, o funcionamento de seus órgãos ficou comprometido e ela precisaria receber uma quantidade de sangue equivalente a 13 doadores por dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação