Cidades

Brasília ganha a maior trilha de mountain bike do país

A trilha é a maior dentro de uma unidade de conservação e foi inaugurada neste sábado (10/6), na Floresta Nacional de Brasília

Gláucia Chaves
postado em 10/06/2017 17:29
A trilha é a maior dentro de uma Unidade de Conservação do país
Brasília ganhou a maior trilha de mountain bike dentro de uma Unidade de Conservação (UC) do país. A trilha fica dentro da Floresta Nacional de Brasília (Flona), é circular e tem 44 quilômetros de extensão. É totalmente sinalizada e apresenta diferentes níveis de dificuldades. Dentro do caminho, há ainda opções de circuitos menores, com 5, 10, 20 e 30 quilômetros. A inauguração aconteceu na manhã deste sábado (10/6), como parte da comemoração do aniversário de 18 anos da Flona e dos 10 anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de integrar as festividades da Semana do Meio Ambiente. Com mais de 9 mil hectares de extensão, a Floresta Nacional de Brasília está localizada na BR-070, KM 03, em Taguatinga.
A trilha funcionará gratuitamente todos os dias em que a Floresta Nacional estiver aberta à visitação, inclusive nos fins de semana e feriados. ;Com isso, a Floresta Nacional de Brasília, que fica em área vizinha ao parque nacional e já é muito frequentada por ciclistas da cidade, vai se transformar, certamente, no templo do montain bike candango;, completa Robson Rodrigues, chefe da Flona. A ideia é que a trilha seja, além de uma nova opção de lazer, local para provas amadoras e profissionais de mountain bike.
Quem estiver na trilha poderá acompanhar em tempo real seu próprio desempenho, graças a um mapa georreferenciado da Flona, disponibilizado pelo ICMBio. O arquivo poderá ser baixado em smartphones por meio do aplicativo PDF Maps. Com ele será possível visualizar, via satélite, a posição do usuário na trilha, bem como calcular distâncias e fazer mudanças de percurso.
Segundo informações do ICMBio, a trilha foi construída e sinalizada por servidores da Flona em parceria com voluntários de clubes de ciclismo da cidade. Além da inauguração da trilha, as comemorações continuarão ao longo de todo o dia. Passeio para observação de aves, cavalgada no novo circuito de trilhas equestres e caminhada à luz da lua cheia, com o Grupo de Caminhada de Brasília, estão entre as atividades planejadas. Confira aqui a programação completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação