O comando-geral do Corpo de Bombeiros espera que mais militares infectados com fungos no sistema respiratório recebam alta neste domingo (11/6). Neste sábado (10), oito integrantes da corporação receberam alta. O grupo foi internado sob suspeita de ter contraído histoplasmose, infecção causada pela inalação de um fungo que é encontrado em fezes de pássaros e de morcegos.
Leia mais notícias em Cidades
[SAIBAMAIS]Os militares apresentaram febres e dificuldades respiratórias que persistiram após tomarem medicamentos. Na última semana eles participaram de um curso de sete dias de treinamento para o Curso de Tripulante Operacional (Cetop), realizado em uma fazenda próxima a Brazlândia. Segundo a comunicação dos bombeiros, 13 membros da equipe deram entrada da madrugada desta sexta-feira (9) na rede hospitalar conveniada à corporação.
Além da febre e da dificuldade de respirar, os contaminados também sentiram dores de cabeça, fraqueza muscular, pouco apetite, dificuldade respiratória ao mínimo esforço, calafrios e tosse seca. Em casos graves, a infecção pode comprometer a capacidade do coração de bombear sangue e danificar os pulmões.
De acordo com a comunicação dos bombeiros, as vítimas do fungo estão fazendo tratamento profilático e a opção por internar os militares garante um tratamento mais curto e, ao mesmo tempo, mais eficiente. A doença provocada pelo fungo só pode ser transmitida pelos esporos.