Cidades

98,3% dos detentos voltam aos presídios no prazo após saidão de junho

Os que não voltaram são considerados foragidos e podem perder direito ao regime semiaberto quando forem recapturados

postado em 13/06/2017 18:27
Os que não voltaram são considerados foragidos e podem perder direito ao regime semiaberto quando forem recapturados
Liberados pela Justiça na última sexta-feira (9/6), 15 dos 850 presos que cumprem penas em regime semiaberto não voltaram às penitenciárias na segunda (12/6). Esse contingente representa 1,77% dos que foram liberados. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, os que não voltaram são considerados foragidos e podem perder direito ao regime semiaberto quando forem recapturados. Além disso, deverão responder a inquérito disciplinar.
Dos detentos beneficiados pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) com a saída temporária de 9 a 12 de junho, 835 retornaram aos presídios dentro do prazo, ou seja, 98,3% do total. O saidão ocorreu em junho pela primeira vez. Com o benefício desse mês, a Vara de Execuções Penais (VEP) aumentou para 10 o número de saidões de presos por ano, com uma quantidade menor de tempo a cada período.

O afastamento temporário de apenados das penitenciárias é previsto pela Portaria n; 12 da Vara de Execuções Penais, de 26 de maio de 2001, desde que os detentos, que estejam cumprindo pena em regime carcerário semiaberto, tenham gozado do benefício, ininterruptamente e sem ocorrências, pelos últimos seis meses.

Qualquer pessoa pode, anonimamente, dar informações sobre os fugitivos pelos telefones: 190 ; Polícia Militar do DF; 197 ; Polícia Civil do DF, que também responde via WhatsApp pelo número (61) 98626-1197; e (61) 3339-1345 ; Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação