Cidades

Fiéis se preparam para celebrar o Corpus Christi; confira a programação

Serviços públicos, como transporte e segurança, terão horário diferenciado de funcionamento no feriado de Corpus Christi, mas diversas opções de lazer e de cultura continuarão funcionando amanhã

Carina Ávila - Especial para o Correio, Walder Galvão*
postado em 14/06/2017 06:00
Todos os anos, fiéis lotam a Esplanada dos Ministérios na tradicional missa, às 17h

A programação do feriado de Corpus Christi começa cedo amanhã. Por volta das 6h30, grupos jovens de diversas igrejas de Brasília montarão o tradicional tapete da celebração, feito de serragem, sal colorido, borra de café, areia, flores, farinhas e outros materiais do tipo. Pela manhã, também haverá uma corrida de rua na Esplanada dos Ministérios, organizada pela Arquidiocese de Brasília, com início às 7h. O auge da celebração será a missa, às 17h, na Esplanada dos Ministérios, seguida de uma procissão à noite, iluminada por centenas de velas levadas pelos fiéis.

A corrida terá três opções de provas: 2,5km, 5km e 10km. Há a possibilidade de participar de patins, com percursos de 10km e 21km. ;Nos animaremos na corrida com Jesus enquanto nossos jovens fazem aquele tapete belíssimo por onde o Senhor vai passar;, explicou o bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Ferreira, divulgado em redes sociais. Mais tarde, durante a procissão, os devotos agradecem e louvam a Deus pela presença viva de Jesus Eucaristia. ;Se, na parte da manhã, vamos participar da corrida, na parte da tarde é o momento da corrida da fé. Vamos lotar a nossa Esplanada, com aquele mar de velas, manifestando a nossa fé na presença real de Jesus sacramentado;, completou Dom Marcony.

Este ano é ainda mais especial para os católicos, pois comemora-se 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, padroeira no Brasil. Por isso, em outubro do ano passado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano, que começou em 12 de outubro de 2016 e vai até 11 de outubro de 2017.

Feriado

Durante o feriado, os moradores do Distrito Federal terão opções de lazer e de cultura durante. Monumentos, centros culturais e pontos turísticos estarão à disposição dos brasilienses. No entanto, os serviços públicos, como transporte e segurança, sofrerão alteração nos horários de funcionamento. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informou que os ônibus rodarão de acordo com a tabela de horário dos domingos, com 40% da frota. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) funcionará das 7h às 21h30h. Na saúde, as emergências de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente. Os centros de saúde e ambulatórios estarão fechados.

As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão. As 15 Centrais de Flagrantes estarão abertas. Além disso, a Delegacia Eletrônica e o 197, canais para denúncias, estarão disponíveis 24 horas. O Departamento de Trânsito do DF (Detran) estará fechado. O plantão será apenas para fiscalizações.

* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

História

A festa de Corpus Christi é a celebração em que os católicos comemoram solenemente o dom da Eucaristia ; quando Jesus se faz presente como alimento, no pão consagrado. No tapete montado pelos fiéis, por onde passa a Eucaristia, são desenhadas cenas bíblicas, objetos devocionais ou temas ornamentais. Os mais comuns são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão (corpo) e do cálice (sangue).Em Brasília, a festa é comemorada desde 1961, quando uma pequena procissão saía da Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul, e ia até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul. O número de participantes cresceu muito ao longo dos anos e, atualmente, a solenidade é celebrada na Esplanada dos Ministérios.

Programação de Corpus Christi

6h30: Confecção do tapete por jovens de todas as paróquias da Arquidiocese
7h: Corrida de rua
17h: Missa
18h30: Procissão
Local: Esplanada dos Ministérios

O que abre e o que fecha

Confira como funcionarão os principais serviços

BRB
As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência estarão fechadas.

Detran-DF
Os postos de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não vão abrir no feriado. Haverá plantões apenas para fiscalizações.

Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília não abrirá. Na sexta-feira (16/6), o atendimento será normalizado, das 7h às 18h.

Na Hora
Os postos do Na Hora estarão fechados. Na sexta-feira (16/6) funcionam normalmente, das 7h30 às 18h30.

Saúde
Emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam normalmente. Já ambulatórios e unidades básicas de saúde ficarão fechados.

Secretaria de Fazenda
As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não vão funcionar. O atendimento virtual para dúvidas e solicitações estará disponível, mas as repostas serão dadas posteriormente. As emissões de segunda via para pagamento de impostos poderão ser feitas normalmente pelo portal da pasta.

Segurança
As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão. As 15 Centrais de Flagrantes funcionam normalmente. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis 24 horas.

TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus
Os ônibus funcionarão conforme a tabela de horários de domingos, com 40% da frota.

Metrô
As estações de metrô ficarão aberta das 7h às 21h30.

PONTOS TURÍSTICOS

Catetinho
Funcionará normalmente, das 9h às 17h.

Jardim Botânico
Estará aberto normalmente, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças com até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam ingresso.

Jardim Zoológico
Estará aberto normalmente, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

Memorial dos Povos Indígenas
Abrirá em horário adaptado no feriado, das 10h às 17h.

Museu Nacional
Funcionará normalmente, das 9h às 18h30.

Museu Vivo da Memória Candanga
Estará aberto, das 9h às 17h.

Torre de TV
Abrirá normalmente, das 9h às 19h.

Torre de TV Digital
A visitação está suspensa para manutenção.

BIBLIOTECAS

Biblioteca Pública de Brasília
Está fechada para reforma desde o início de abril.

Biblioteca Nacional de Brasília
Abrirá normalmente, das 8h às 19h45.

CULTURA E CINEMA

Casa do Cantador
Sem programação prevista para o feriado. Estará fechado.

Centro Cultural Três Poderes
Estará aberto normalmente, das 9h às 18h.

Cine Brasília
Funcionará normalmente, das 14h às 20h.

COMÉRCIO
Os shoppings e as lojas de ruas têm permissão para funcionar normalmente.

BANCOS
Estarão fechados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação