Cidades

Trânsito na Esplanada terá mudanças para o feriado desta quinta-feira

Faixas nas Vias S1 e N1, na Esplanada dos Ministérios, serão interditadas na madrugada desta quinta-feira (15/6) e ficarão fechadas até a noite

postado em 14/06/2017 19:15
Todos os anos fiéis confeccionam o tradicional tapete com serragem, farinha e outros materiaisDevido à celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (15/6), o trânsito será alterado nas vias do Eixo Monumental, em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A interdição nas Vias S1 e N1 começará ainda de madrugada, para as corridas que começam às 7h. Os eventos esportivos fazem parte da festa religiosa, que inclui missa campal às 17h, seguida de procissão.
De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), quatro das seis faixas mais próximas do canteiro central da Esplanada ficarão bloqueadas. Aproximadamente às 16h30, o órgão vai fechar completamente a Via S1 para que os fiéis possam atravessá-la com segurança.
[SAIBAMAIS]A partir desse horário, o tráfego para quem vai da Rodoviária do Plano Piloto para a Esplanada será desviado para a L2 Sul. Já quem for da L2 Sul para a Esplanada terá de seguir para o Buraco do Tatu (ligação entre a L2 Sul e a L2 Norte). Segundo o Detran, a previsão é que o trânsito em todas as vias seja normalizado às 22h.
O Transporte Urbano do DF (DFTrans) informou que, durante o dia, apenas 40% da frota de ônibus circulará, como na tabela de domingo. Já os trens da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) rodarão em horário estendido: das 7h às 21h30, e não somente até as 19h.

História

Celebrado 60 dias depois da Páscoa, o Corpus Christi é a recordação da instituição da Eucaristia - o corpo e o sangue de Cristo. Para manifestar publicamente a fé nesse sacramento, os católicos de Brasília promovem a solenidade desde 1961. Ela começou na Paróquia Santo Antônio, na 911 Sul, e seguia para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na Entrequadra 307/308 Sul.
Depois, a cerimônia mudou para a Esplanada dos Ministérios, onde um tapete é montado por grupos jovens da Arquidiocese de Brasília para o cortejo do Santíssimo Sacramento.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação