Cidades

Trânsito no Monumental será alterado para Corpus Christi; confira mudanças

Eixo Monumental fica parcialmente fechado hoje, até as 16h30, para a celebração religiosa. Depois desse horário, as seis faixas da Via S1 serão fechadas para a procissão. Transporte e segurança terão horário de funcionamento alterado

postado em 15/06/2017 06:00
Brasília se prepara para a celebração de Corpus Christi amanhã. O trânsito no Eixo Monumental, em frente à Catedral Metropolitana, será interditado durante a madrugada, nas Vias S1 e N1, para as corridas de rua que ocorrerão a partir das 7h. O evento esportivo é organizado pela Arquidiocese de Brasília, assim como o auge da festa, a missa, celebrada às 17h, seguida de procissão. Antes disso, por volta das 6h30, grupos jovens de diversas igrejas da cidade montarão o tradicional tapete feito de materiais como serragem, sal colorido, borra de café, areia, flores e farinha.

Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), as quatro faixas mais próximas do canteiro central da Esplanada ficarão interditadas até as 16h30. A partir desse o horário, o trânsito será completamente bloqueado na S1, para que os fiéis possam atravessar a via com segurança. Motoristas que precisarem seguir da Rodoviária do Plano Piloto para a Esplanada devem trafegar pela L2 Sul. Quem for da L2 Sul para a Esplanada deverá ir para o Buraco do Tatu. A previsão é de que todas as vias sejam liberadas às 22h.

Opções

Durante o feriado, monumentos, centros culturais e pontos turísticos estarão abertos. Serviços públicos, como transporte e segurança, terão horário de funcionamento diferente. Os ônibus rodarão de acordo com a tabela de horário dos domingos, com 40% da frota. O Metrô funcionará das 7h às 21h30h.

Na saúde, as emergências de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) abrirão normalmente, mas centros de saúde e ambulatórios estarão fechados. As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão e as 15 Centrais de Flagrantes estarão abertas. Além disso, a Delegacia Eletrônica e o 197, canais para denúncias, estarão disponíveis.

O Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) informou que as lojas de rua e os shoppings têm permissão para funcionar normalmente.


O que abre e o que fecha

BRB
As agências do Banco de Brasília (BRB) e as unidades do BRB Conveniência estarão fechadas.

Detran-DF
Os postos de atendimento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não vão abrir. Haverá plantões apenas para fiscalizações.

Hemocentro
A Fundação Hemocentro de Brasília não abrirá. Amanhã, o atendimento será normalizado, das 7h às 18h.

Na Hora
Os postos do Na Hora estarão fechados. Amanhã, funcionam normalmente, das 7h30 às 18h30.

Saúde
Emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam normalmente. Já ambulatórios e unidades básicas de saúde ficarão fechados.

Secretaria de Fazenda
As agências da Secretaria de Fazenda e o atendimento telefônico pela central 156, opção 3, não vão funcionar. O atendimento virtual para dúvidas e solicitações estará disponível, mas as repostas serão dadas posteriormente. As emissões de segunda via para pagamento de impostos poderão ser feitas normalmente pelo portal da pasta.

Segurança
As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão. As 15 Centrais de Flagrantes funcionam normalmente. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis 24 horas.

TRANSPORTE PÚBLICO

Ônibus
Os ônibus funcionarão conforme a tabela de horários dos domingos, com 40% da frota.

Metrô
As estações de metrô ficarão aberta das 7h às 21h30.

PONTOS TURÍSTICOS

Catetinho
Funcionará normalmente, das 9h às 17h.

Jardim Botânico
Estará aberto normalmente, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças com até 12 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam ingresso.

Jardim Zoológico
Estará aberto normalmente, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.

Memorial dos Povos Indígenas
Abrirá em horário adaptado no feriado, das 10h às 17h.

Museu Nacional
Funcionará normalmente, das 9h às 18h30.

Museu Vivo da Memória Candanga
Estará aberto, das 9h às 17h.

Torre de TV
Abrirá normalmente, das 9h às 19h.

Torre de TV Digital
A visitação está suspensa para manutenção.

BIBLIOTECAS

Biblioteca Pública de Brasília
Está fechada para reforma desde o início de abril.

Biblioteca Nacional de Brasília
Abrirá normalmente, das 8h às 19h45.

CULTURA E CINEMA

Casa do Cantador
Sem programação prevista para o feriado. Estará fechado.

Centro Cultural Três Poderes
Estará aberto normalmente, das 9h às 18h.

Cine Brasília
Funcionará normalmente, das 14h às 20h.

COMÉRCIO

Os shoppings e as lojas de ruas têm permissão para funcionar normalmente.

BANCOS

Estarão fechados.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação