Paula Pires - Especial para o Correio
postado em 15/06/2017 09:30
Mais de 100 mil fiéis são esperados na Esplanada dos Ministérios para a celebração de Corpus Christi. A festa, que faz referência à Quinta-feira Santa, quando foi instituída a Eucaristia, durante a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, é marcada com a confecção de um tapete de areia e serragem com símbolos católicos. Desde às 6h30 desta quinta-feira (15/6), mais de 600 jovens de 18 pastorais e movimentos da Arquidiocese trabalham para que ele fique pronto até o fim da manhã.
Leia mais notícias em Cidades
São 129 metros com 29 quadros representando desenhos da Eucaristia. Os tapetes são confeccionados de areia lavada, sal, serragem, Palha de arroz , borra de café e bisnagas de tinta líquida. No processo de montagem estão sendo usados, 50 sacos de serragem de madeira, 30 sacos de palha de arroz com 24 kg cada, dois caminhões de areia e 900 tubos de tinta líquida.
É a primeira vez que a jovem Anna Beatriz Lima Almeida Costa, 16 anos, da paróquia São Paulo Apóstolo, no Guará, participa da montagem do tapete. "Estou muito empolgada ao participar deste encontro com milhares de grupos jovens. É um momento de fé e prazer de servir a Cristo", disse.
O pároco da Catedral de Brasília, João Firmino, afirmou que a temática da festa deste ano é a paz. Ele convida os devotos para a Santa Missa, às 17h, que será celebrada pelo cardeal arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha. Na sequência, acontecerá a procissão que tem início às 18h30:"Essa Esplanada, que foi palco de algumas atrocidades em recentes manifestações, hoje celebra a paz em um momento único com Cristo", explicou o coordenador da festa que ainda afirmou que todos deveriam parar com "brigas por motivos fúteis em redes sociais."