Cidades

Detran autua 31 motoristas por dirigirem embriagados e prende três

Já a Polícia Militar registrou 98 autuações por direção sob efeito de álcool. Dados finais do período só serão divulgados na segunda-feira

Jéssica Eufrásio*
postado em 16/06/2017 22:00
bafometro
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificaram as operações de fiscalização durante o feriado de Corpus Christi. De quarta para quinta-feira (15/6), 31 motoristas foram autuados pelo Detran-DF por dirigirem sob efeito de álcool e três prisões foram realizadas, tanto pela recusa à realização do teste do bafômetro, quanto pela apresentação de índices alcoolemia superiores ao permitido. Além desses, dois condutores foram multados por dirigirem com a carteira suspensa, um por estar inabilitado e cinco veículos removidos para o depósito do órgão.

Na manhã do feriado de Corpus Christi, o Detran-DF contabilizou 35 notificações emitidas por infrações diversas, oito remoções de veículos para o depósito, três condutores inabilitados e um com a CNH suspensa. De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, os números oficiais das operações serão liberados apenas na segunda-feira, após a contabilização dos dados referentes ao feriado prolongado. ;As ações continuam hoje e serão intensificadas até segunda. Geralmente realizamos de seis a oito operações por dia, neste feriado, elas estão chegando a 10;, disse.

Na madrugada de ontem para hoje, o Detran emitiu 24 autuações, apreendeu 42 veículos, flagrou 19 motoristas dirigindo sem carteira e autuou três condutores por dirigirem com a habilitação suspensa por casos de alcoolemia. ;Não temos dados fechados ainda, mas os números deste ano devem ter sido superiores. Os acidentes estão diminuindo, mas os números de autuações têm aumentado;, afirmou Silvain.


PM também reforça fiscalização

Na noite de quarta-feira e durante todo o feriado de Corpus Christi, a Polícia Militar realizou sete operações por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). A PMDF registrou 98 autuações por alcoolemia e 31 por transporte clandestino. De acordo com o comandante do CPTran, coronel Alexandre de Souza, os casos de alcoolemia aumentaram por conta do reforço no monitoramento. ;O registro foi maior porque a fiscalização também foi. Nós mudamos as estratégias de autuação e agora ela está bem mais eficiente. Não é que as pessoas estejam bebendo mais, é porque a estratégia foi intensificada e estamos focando nas infrações que possam afetar a vida;, explicou.

[SAIBAMAIS]O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou, em nota, que não realizou operações específicas para o feriado. "O que houve foi a atuação rotineira, das quais os dados ainda estão sendo processados para liberação de relatório na segunda-feira", ressaltou o órgão.


Penalidades

Desde novembro do ano passado, a multa para direção sob efeito de álcool é de R$ 293,47, podendo ser multiplicada chegar a até R$ 5.869,40 em caso de reincidência no período de um ano. Nos casos de recusa à realização do teste, em situações de embriaguez perceptível, o condutor pode ser levado à delegacia, onde será encaminhado à realização de testes com peritos da Polícia Civil. Se houver a detecção de níveis alcoólicos superiores a 0,34 mg/litro de ar expelido do pulmão ; quantidade mínima para a prática ser considerada crime ;, a pena pode ser de seis meses a um ano de prisão, além da aplicação de multa.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação