Cidades

Vacina contra HPV é ampliada para meninos até 15 anos

A intenção das autoridades de saúde com é vacinar 7,1 milhões de meninos e 4,3 milhões de meninas no Brasil

Otávio Augusto
postado em 20/06/2017 20:26
Aplicação de vacina de HPV
Uma das medidas de combate ao câncer do colo do útero é a vacinação contra o papiloma vírus humano , o HPV. Imunizar os meninos ; os grandes transmissores da infecção ; é a saída para o controle de uma doença altamente agressiva. Pela segunda vez este ano, o Ministério da Saúde ampliou o público alvo. Em janeiro, o governo incluiu os rapazes na estratégia de imunização. Nesta terça-feira (20/6), a pasta estendeu as faixas etárias a serem vacinadas.

Agora, meninos entre 11 e 15 anos e meninas de 9 a 15 anos passam a receber a vacina contra o HPV. Antes, a restrição era até os 13 anos para ambos os sexos. A intenção das autoridades de saúde com é vacinar 7,1 milhões de meninos e 4,3 milhões de meninas no Brasil. Também terão direito a vacina, pacientes transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia. Além disso, cerca 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com Aids.

Apesar da oferta das doses, a procura é baixa. Desde o inicio da vacinação em 2014, 5,3 milhões de meninas tomaram a vacina ; 45,1% do do público-alvo. Os meninos a adesão é menor. Até 2 de junho, contagem mais recente, 594 mil adolescentes de 12 a 13 anos se vacinaram com a primeira dose da vacina de HPV, o que corresponde a 16,5% dos 3,6 milhões de meninos nessa faixa etária que devem se imunizar.

Para atrair mais adeptos, o Ministério da Saúde aposta numa parceria com o Ministério da Educação. Com o apoio dos professores, segundo o titular da Saúde, Ricardo Barros, é mais fácil alcançar mais gente. ;Aliados com a comunidade escolar conseguimos atualizarem as cadernetas de vacinação destes jovens;, destacou o ministro. Barros se ancora nos resultados de Santa Catarina e do município de Niterói (RJ) que conseguiram, por meio de uma ampla mobilização nas escolares, ampliarem as coberturas vacinais contra o HPV.

Mensalmente, a Secretaria de Saúde vacina cerca de 3 mil pessoas. De 2013 a 2016, 92% das meninas de 9 a 14 anos ; 155 mil meninas ; foram vacinadas contra o HPV. Em 2017, até abril, 8.465 meninos receberam a 1; dose da proteção. O Ministério da Saúde detalha o DF recebeu em 2016, 256 mil doses da vacina.

Como fica

Veja as alterações no calendário vacinal

Meninos entre 11 e 15 anos passam a receber a vacina contra o HPV.

Meninas de 9 e 15 anos também terão direito à imunização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação