Cidades

Moradores de rua aprendem a consertar bicicletas em Taguatinga Norte

Projeto recolhe doações de bicicletas quebradas, para ensinar pessoas em situação de rua a consertá-las. A meta é reformar 70 bikes até agosto

Carina Ávila - Especial para o Correio
postado em 24/06/2017 11:57
Seis adultos em situação de rua participam das aulas para se tornarem mecânicos de bicicletaA ONG Rodas da Paz doou dez bicicletas para o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), na manhã deste sábado (24/6). Das dez bicicletas doadas, sete estão quebradas e as outras três estão praticamente aos pedaços, mas a intenção é justamente essa. O Centro Pop de Taguatinga Norte pede doações de bikes sem conserto, para que os usuários do espaço possam aprender a reformá-las.
O centro de apoio atende a cerca de 100 moradores de rua por dia e já há seis adultos interessados em participar do treinamento para se tornarem mecânicos de bicicleta. A meta é reformar 70 bikes nos próximos 40 dias, para que, em 19 de agosto, seja realizado um passeio ciclístico em homenagem ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
O projeto de conserto de bikes foi criado pelo servidor público Wendell Viana, 40 anos, que é agente social do Centro Pop. Além de trabalhar na unidade, ele também é mecânico de bicicletas. Por isso, teve a ideia de ensinar o ofício aos moradores de rua que frequentam o local. ;Com o projeto, além de ensiná-los uma profissão, também incentivamos o uso de um transporte ambientalmente correto e proporcionamos inclusão social entre essas pessoas;, pontua Viana.
A ONG Rodas da Paz é parceira do projeto e faz questão de ajudar com a doação de bikes. ;Nós recolhemos bicicletas em prédios, casas, condomínios. Não importa se ela funciona ou não, ela terá algum uso;, diz o coordenador do Projeto Doe Bicicleta da ONG Rodas da Paz, Raphael Dorneles. Há mais de 15 anos, a Rodas da Paz promove a campanha ;Doe Bicicleta; e cerca de 5 mil bikes já passaram pela iniciativa. Após serem recuperadas, as bicicletas doadas são destinadas a uma série de ações sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação