Cidades

Ventos trazem mais frio para a capital durante as madrugadas esta semana

Nesta madrugada, a mínima foi de 11°C e, à tarde, a tendência é de, no máximo, 25°C, com céu claro a parcialmente nublado e com períodos de nublado e névoa seca

Otávio Augusto, Jacqueline Saraiva
postado em 26/06/2017 07:04
Nesta madrugada, a mínima foi de 11°C e, à tarde, a tendência é de, no máximo, 25°C, com céu claro a parcialmente nublado e com períodos de nublado e névoa seca
Sem chances de chuva, o Distrito Federal deve enfrentar mais uma semana com tempo frio e seco. As temperaturas durante as madrugadas devem permanecer estáveis, como na semana passada, com mínimas de 10;C a 12;C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica, no entanto, tende a cair mais por conta das rajadas de vento na capital, fazendo os termômetros variarem até 5;C. Nas horas mais quentes do dia, os termômetros devem atingir a média de 23;C ao longo dos próximos dias.
Nesta madrugada, a mínima foi de 13;C, mas a sensação térmica foi de 9;C, segundo o Inmet. A tendência é de, no máximo, 25;C à tarde, com céu claro a parcialmente nublado e com períodos de nublado e névoa seca. A umidade relativa do ar fica entre 85% e 40%. O brasiliense terá que reforçar o agasalho. Quem explica o motivo é o meteorologista do Inmet Manoel Rangel: ;Os ventos roubam o calor do corpo. Por isso, quem trabalha em áreas abertas, por exemplo, sente mais frio. Com rajadas mais fortes, o frio aumenta. Há quem estranhe a média registrada no termômetro e a sensação que teve.; As madrugadas também serão mais geladas. ;A terra absorve calor e a noite devolve para o espaço. Quando não tem nebulosidade, o calor vai embora;, completa Rangel.

[SAIBAMAIS]As mínimas registradas nos últimos dias estão se aproximando do recorde negativo no ano passado. Em 18 de junho de 2016, o Inmet marcou 9,9;C. ;Não há previsão de novas massas de ar polar, mas a temperatura pode cair mais um pouco. Entretanto, todos os índices estão dentro do esperado na série histórica;, explica. A umidade relativa do ar varia entre 80% no início do dia, e cai até os 40%, nos momentos de maior calor.

As massas de ar seco inibem a formação de nuvens de chuva. Para julho, as pancadas podem chegar a 11mm na cidade. ;No ano passado, a previsão era a mesma, mas não choveu. Estamos nos aproximando do período mais seco do ano, com baixíssimo potencial;, explica Rangel.

A falta de chuva deve ficar ainda mais acentuada em agosto. ;Os próximos meses são os mais secos do ano e o ponto crítico é agosto;, destaca o meteorologista. As pancadas, se as intempéries deste ano seguirem a tendência dos gráficos históricos do Inmet, devem voltar a cair em solo brasiliense a partir de novembro, o que segue agravando a crise hídrica no DF.

Cuidados com a saúde

Com o inverno, os brasilienses devem redobrar os cuidados com a saúde para evitar problemas respiratórios e de pele. Especialistas pedem atenção especial com crianças e idosos. Algumas dicas são evitar grandes aglomerações de pessoas, usar agasalhos, intensificar a hidratação e permanecer em lugares bem arejados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação