Thiago Soares
postado em 27/06/2017 21:49
Estudo inédito da Companhia de Planejamento (Codeplan) traçou o perfil comercial do Distrito Federal. O levantamento, feito com base nas notas fiscais eletrônicas em circulação no mercado, revelou que, o comércio local mais consome e vende produtos da região do que de fora. A análise levou em consideração as movimentações das empresas no período de 2010 a 2014, preservando o sigilo da fonte.
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O estudo, feito com apoio da Secretaria de Fazenda, analisou quem são os principais parceiros comerciais da capital do país no que diz respeito à origem das compras, ao destino das vendas e aos principais produtos transacionados. Os resultados do levantamento reforçam a relação comercial com os estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, tanto nas aquisições quanto nas vendas.
Das aquisições da capital do país, 45% são de empresas locais, seguindo de 22,6% de São Paulo, 8,6% de Goiás e 6,3% de cidades mineiras. Ainda segundo o levantamento da Codeplan, do que é comprado, 48% advém da indústria de transformação e 33% do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas.
Das vendas realizadas pelo Distrito Federal, 65,6% são para o mercado local, 9,8% são direcionadas para comércios de Goiás, 9,2% para as cidades paulistas e 2,9% para Minas Gerais. Do que é vendido, segundo aponta o estudo, 30% são referentes ao comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, e 33% são da indústria de transformação.
Das vendas realizadas pelo Distrito Federal, 65,6% são para o mercado local, 9,8% são direcionadas para comércios de Goiás, 9,2% para as cidades paulistas e 2,9% para Minas Gerais. Do que é vendido, segundo aponta o estudo, 30% são referentes ao comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, e 33% são da indústria de transformação.
Análise
O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, acredita ser positivo o fato de o DF comprar e vender para o próprio mercado em grandes proporções. "Isso representa a vitalidade da nossa economia, no sentido de que temos uma dinâmica dentro do nosso próprio comércio", destaca. Rennó também ressalta a participação do DF no mercado nacional. "Uma boa parcela do que é negociado no mercado nacional é ao menos intermediado por empresas com sede no DF."
A intenção com o levantamento, segundo o presidente da Codeplan, é auxiliar as secretarias do governo com dados. "Com esse estudo, será possível saber quais ações podem ser aplicadas nos diversos setores e que são passíveis de investimentos", completou Rennó.