Cidades

Reservatórios do Descoberto e de Santa Maria ficam acima da meta em junho

Índice superou a meta em quase 2 pontos percentuais no Descoberto e quase três em Santa Maria

postado em 03/07/2017 20:40
Índices críticos do Reservatório do Descoberto levaram a Caesb a decretar o racionamento em algumas regiões do DF jé em janeiro deste ano
Em junho, o volume útil dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria ficou acima do nível previsto na Curva de Acompanhamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). O Reservatório do Descoberto finalizou o mês em 47,98% e o de Santa Maria, de 48,90%. A expectativa era de que os reservatórios ficassem em torno dos 46%.

A curva é uma medida criada pela Adasa para monitorar os níveis dos mananciais. A medição se dá com base em alguns fatores predefinidos, como a vazão e a quantidade de água captada pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).
[SAIBAMAIS]Os dados são coletados em reuniões de avaliação semanais entre a Adasa, a Caesb e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri). Para julho, a previsão para o Descoberto é de 36% e, para o Santa Maria, de 40%.
Apesar do desempenho acima do esperado, em nota, a Adasa ressalta que medidas mais rigorosas podem ser tomadas caso a Curva de Acompanhamento se desvie das metas, uma vez que o período de seca no DF vai até outubro. ;É de fundamental importância a colaboração da população, que precisa conservar hábitos de uso racional da água, reduzir o consumo e evitar o desperdício;, alertou a companhia, em nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação