Cidades

Frio continuará até as primeiras semanas de agosto, prevê Inmet

Após marcarem ontem 10,6ºC, hoje, os termômetros atingiram 10,1ºC no Plano Piloto, o dia mais frio do ano novamente. Meteorologistas afirmam que temperaturas seguirão baixas

Júlia Campos - Especial para o Correio, Jacqueline Saraiva
postado em 05/07/2017 08:28

Céu fica com poucas nuvens pela manhã e um pouco nublado à tarde: máxima de 23°C

O Distrito Federal registrou novamente o dia mais frio do ano na madrugada desta quarta-feira (5/7). Após os 10,6;C que fizeram os brasilienses tremerem de frio nessa terça-feira (4/7), hoje, os termômetros atingiram 10,1;C no Plano Piloto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na estação do Coopadf, próximo a São Sebastião, foi ainda mais gelado: 8;C, com sensação térmica de 4;C. Os meteorologistas preveem que o frio continue até as primeiras semanas de agosto.

[FOTO970476]

[SAIBAMAIS]A meteorologista Morgana Almeida diz que há uma possível trégua do frio no fim de semana. "Até sexta-feira, continua frio. A partir de sábado, começa a melhorar um pouco. No período da manhã, deve continuar frio e, durante a tarde, esquentar mais", afirma. De acordo com os meteorologistas, a temperatura máxima, nas horas mais quentes de hoje, não deve ultrapassar 23;C. A umidade relativa do ar fica entre 85% e 45% em um dia de céu com poucas nuvens, pela manhã, e um pouco nublado, à tarde.

A passagem de uma intensa massa de ar frio pelo Oceano Atlântico, migração de um anticiclone sub-polar, como explica o Inmet, é responsável pelas baixas temperaturas que vêm castigando os brasilienses nos últimos dias. A tendência é que ela comece a se afastar a partir dessa quinta-feira (6/7) e, com o ar quente da região tropical, as temperaturas tenham uma ligeira elevação.

Segundo o meteorologista Luiz Cavalcante, quem não gosta de frio não vai poder se animar muito, pois nova massa de ar frio se aproxima do país, "vinda do Sul do Pacífico, fazendo com que o frio continue", o que é característico de julho. O clima seguirá assim até aproximadamente a segunda semana de agosto, quando as temperaturas começam a se elevar.

Temporais no Nordeste

O mar segue agitado na costa leste do Brasil, por causa da passagem de um grande ciclone extratropical (baixa pressão atmosférica) pela costa da Argentina e da presença de uma grande e forte massa de ar polar (alta pressão atmosférica) na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Há previsão de temporal e ressaca no Nordeste, com ondas de até 3,5m, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação