Cidades

Roubo a residência e estupro foram os crimes que mais cresceram no DF

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os roubos a residências cresceram 36,8% e os estupros, subiram 32,2%, se comparado com os seis primeiros meses do ano passado

Luiz Calcagno
postado em 07/07/2017 15:20

Estupros, subiram 32,2%, se comparado com os seis primeiros meses do ano passado

Roubos a coletivo, a residências e furtos a veículos cresceram no Distrito Federal nos primeiros seis meses deste ano. É o que aponta o balanço da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, divulgado nesta sexta-feira (7/7). No primeiro caso, o crescimento foi de 11,8% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. As outras duas modalidades caíram no mesmo período em relação a 2016, mas cresceram, respectivamente, 36,8% e 3,2% em junho, na comparação mês a mês, 2016 e 2017.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS] As tentativas de homicídio e os crimes de estupro cometidos no DF também tiveram aumento no número de registros. As duas modalidades aumentaram tanto no comparativo do semestre quanto no comparativo mensal. O aumento foi de, respectivamente, 0,2% e 11,3%. Já os casos de violência sexual subiram 32,2% nos primeiros seis meses desse ano, se comparado ao mesmo período de 2016. No comparativo de junho, houve um crescimento de 16,7%.

Ainda sobre os crimes de estupro, os bancos de registro da Polícia Civil do Distrito Federal receberam 77 ocorrências em junho. Porém, desse total, 42 crimes teriam acontecido de fato no mês passado. O restante das vítimas teria sido atacada nos meses anteriores e só procuraram as autoridades no mês seis de 2017. Diferente de 2016, quando houve 66 estupros e o mesmo número de registros.

De acordo com o secretário de Segurança, isso ocorre porque mais pessoas estão denunciando a violência, graças às campanhas de conscientização. A pasta está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, pois a maioria das vítimas foi atacada por pessoas próximas, como parentes, amigos e vizinhos.

Queda nos homicídios

De acordo com o balanço da SSP-DF, o crime que teve a queda mais expressiva nas ruas do DF foi o homicídio. No comparativo semestral, esse tipo de ocorrência vem caindo desde 2014. Em relação aos primeiros seis meses de 2016, houve diminuição de 22,6% e chegou a retrair 34,3%, se comparado ao mesmo período de três anos atrás.

Diminuíram, também, os casos de latrocínio. O número caiu de 222 no primeiro semestre do ano passado para 18 este ano. Dados mensais mostram que a queda foi de 5, em junho do ano passado, para 1 no mesmo período deste ano. Já as lesões corporais seguidas de morte caíram de 4 para 1, no comparativo entre os prmeiros semestres deste ano e de 2016. Não houve registro de nenhuma ocorrência do tipo nos últimos dois meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação