Cidades

PMs salvam idosa que se engasgou e recebem carta de agradecimento

Policiais atenderam o pedido de socorro da filha da vítima enquanto faziam patrulhamento em Brazlândia

Priscila Rocha - Especial para o Correio
postado em 08/07/2017 15:28
Após o procedimento, Maria Zeferna cuspiu o pedaço de queijo e, em pouco tempo, voltou a respirar normalmenteOs sargentos da Polícia Militar Jeovaldo Dias Aguiar e Janilson Gonçalves Pereira agiram rápido para socorrer Maria Zeferna de Deus, 92 anos, após ela ter se engasgado com um pedaço de queijo. Os militares patrulhavam as ruas de Brazlândia quando foram acionados pela moradora Edna Maria de Deus, filha da idosa. Quando a equipe chegou à residência, a vítima estava pálida, com lábios roxos e com extrema dificuldade para respirar.

Leia mais notícias em Cidades

Os militares aplicaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros que induz uma tosse artificial e obriga a vítima a expelir o corpo estranho da traqueia. Após o procedimento, Maria Zeferna cuspiu o pedaço de queijo e, em pouco tempo, voltou a respirar normalmente. De acordo com Jeovaldo Dias, eles só souberam como agir graças aos cursos oferecidos pela corporação.

Segundo o sargento, esse tipo de capacitação dos militares é indispensável. ;A nossa ação rápida foi imprescindível para eliminar o risco iminente de morte por asfixia. Pensamos que não havia mais solução, mas Deus esteve presente e nos ajudou a salvar a vida daquela senhora;, contou.

O incidente aconteceu há cerca de um mês. A filha da idosa enviou uma carta de agradecimento aos militares. ;Obrigado por salvarem a vida de nossa querida mãe;, escreveu Edna Maria.

Leia a carta na íntegra:
"Queremos agradecer a Deus por toda nossa vida por enviar aqueles dois policiais militares o SGT JANILSON E O SGT JEOVALDO a nossa residência, porque nossa mãe MARIA ZEFERNA DE DEUS de 92 anos de idade já estava inconsciente com insuficiência respiratória, depois de comer queijo e ficar engasgada impossibilitando a mãe de respirar.

Foram momentos de muita angústia e sofrimento para toda nossa família, até chegarem dois anjos da guarda enviados por Deus, que ao entrarem em nossa casa já começaram o atendimento, fazendo massagens pelo tórax, nas costas e também a manobra de Heimlich que durou aproximadamente 15 minutos e fez com que nossa querida mãe expelisse uma quantidade de queijo que ficou acumulado em sua garganta.

Queremos dizer que ela já estava com sua face pálida (sem cor) e os lábios roxos, deixando todos nós desesperados. Mas como falei ;acredito muito em Deus ele é maior; ao colocar os brilhantes e heróicos SGT JANILSON E SGT JEOVALDO, naquele momento para salvarem a vida de nossa querida mãe e dessa forma, ainda podermos tê-la no anseio de nossa família e sermos mais felizes.

Por toda essa brilhante ação, em nome de nossa mãe, (Maria Zeferina de Deus), em meu nome, Edna Maria de Deus (filha) e toda nossa família, queremos também agradecer de coração ;ao Comandante do 16o Batalhão da Polícia Militar de Brazlândia, o Major Deusimar e ao Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito Federal o CEL Nunes por está à frente de um excelente trabalho no comando da PMDF;. Que Deus ilumine a todos vocês e os protejam sempre. Obrigado por salvarem a vida de nossa querida mãe. Ficam com Deus."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação