Cidades

Músicos do DF fazem campanha para ajudar a Orquestra Sinfônica Brasileira

Profissionais da mais antiga orquestra do país, com quase 80 anos de existência, estão há oito meses sem receber

Carina Ávila - Especial para o Correio
postado em 10/07/2017 06:00

[VIDEO1]

Depois de quase 80 anos de existência, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a mais antiga do país, corre o risco de acabar. Os integrantes não recebem salário há oito meses e a temporada de concertos está cancelada desde outubro do ano passado. Preocupados com a grave crise financeira, músicos de Brasília decidiram ajudar e criaram uma campanha com o objetivo de arrecadar fundos para salvar a filarmônica, que se apresenta no Rio de Janeiro.

Além de pedir doações pelas redes sociais, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) preparou um concerto do Ciclo Beethoven, que lembra os 190 anos de morte do compositor alemão, com apresentação programada para amanhã, especialmente para promover a campanha e arrecadar recursos. A apresentação, gratuita, pretende mobilizar o público em prol da causa. Coincidentemente, o evento ocorrerá no dia em que a OSB completa 77 anos ; o concerto inaugural foi em 11 de julho de 1940, data escolhida em homenagem ao compositor de ópera brasileiro Carlos Gomes, nascido em 11 de julho de 1836.

Após a interdição do Teatro Nacional, os músicos do DF passaram a se apresentar e a ensaiar no Cine Brasília, onde será o espetáculo de amanhã

Com início marcado para as 20h, as obras A consagração da Casa (abertura); Sinfonia n; 7 em La Maior; e Concerto para Piano e Orquestra n; 2, regidas pelo maestro Cláudio Cohen, marcam o programa. ;O concerto será em solidariedade aos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Apesar dos vários problemas orçamentários pelos quais passa nossa orquestra de Brasília, temos o ;privilégio; de estarmos recebendo nosso salário. Os músicos do Rio não são pagos há oito meses. Eles não têm dinheiro nem para fazer as compras do mercado;, diz o maestro.

Outra ação promovida pela campanha será o leilão de duas pinturas doadas pelo artista plástico Paulo Martorelli. ;Ele procurou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e disse que gostaria de doar dois quadros para ajudar a OSB;, conta o músico Daniel Cunha, presidente da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Amus-OSTNCS), responsável pela campanha. O leilão será feito pela internet, mas a data ainda não foi definida.


[SAIBAMAIS]O presidente da Amus fez parte da OSB por cinco anos, quando foi com o irmão gêmeo, André Cunha, estudar música no Rio de Janeiro. Ambos tocam violino. Depois que Daniel voltou para Brasília, André continuou na orquestra sediada no Rio. ;Meu irmão toca na Orquestra Sinfônica Brasileira há mais de 20 anos e está passando por essa situação complicada. A música clássica brasileira passa por uma crise muito grande. Orquestras estão acabando no Brasil inteiro por falta de verba;, lamenta.


Para saber mais

Apresentações semanais

Mesmo após a interdição do Teatro Nacional, em 2014, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro continua a se apresentar gratuitamente todas as terças-feiras, às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul). Os ensaios também são abertos ao público e ocorrem no mesmo local, às segundas, terças, quintas e sextas, das 9h às 12h30. Às segundas, também há ensaio no período da tarde, das 15h às 17h. Os músicos têm folga nas quartas-feiras.


Anote

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Concerto: Ciclo BeethovenAmanhã, às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul). Entrada gratuita

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação