Cidades

Bloqueio para obras causa congestionamento no Eixão e Eixo L

O Trevo de Triagem Norte deve permanecer bloqueado por três meses. Motoristas devem acessar o Eixão Norte e Eixo L por vias alternativas

Hellen Leite
postado em 12/07/2017 09:50
Motoristas enfrentam trânsito lento no trecho que dá acesso ao Eixo L e Eixão

A terça-feira (12/7) começou com um grande congestionamento no Trevo de Triagem Norte (TTN), que dá acesso e saída do Eixão Norte. O motivo é um bloqueio para obras de implementação dos sistemas de drenagem de águas pluviais, além de novos acessos e pistas definitivas para o viaduto. O bloqueio que começou hoje deve durar três meses, de acordo com Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A obra finalizada tem previsão de entrega para o final de 2018.

Para quem sai da L4 em direção ao Lago Norte a melhor opção é seguir pelo Eixinho L até o retorno localizado 200m à frente da tesourinha da Quadra 215/216 (sentido Rodoviária do Plano Piloto) para, então, acessar o Eixo Rodoviário Norte.

[SAIBAMAIS]Quem vai da W3 para o Lago Norte fará caminho semelhante: seguirá por baixo da Ponte do Bragueto até a alça do Eixinho L. De lá, usará o retorno entre as tesourinhas das Quadras 215/216 e 213/214 para chegar ao Eixão.

Para quem sai do Lago Norte em direção à L4, é possível seguir por meio do Eixo Rodoviário Norte até o retorno 200m à frente da tesourinha da Quadra 115/116. De lá, segue-se pelo Eixinho W, sentido final da Asa Norte, até o retorno para a via principal do Setor Hospitalar Local Norte. Uma vez na W3, o condutor segue por baixo da Ponte do Bragueto até a L4.

Motoristas deverão buscar vias alternativas para acessar o Eixão e Eixo L

Outra forma de acessar a W3 Norte é por dentro do setor hospitalar, na via que desemboca no Hospital Santa Helena. Além disso, a via que liga a W3 Norte ao Eixinho W permanece liberada.

Infraestrutura


O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. O objetivo é distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2. Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado - construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios -, serão 23 intervenções. De acordo com o GDF, a obra custará R$ 203 milhões.

A previsão é de que obra seja entregue no fim de 2018. A construção tem como objetivo desafogar o trânsito na região, onde circulam 100 mil condutores por dia. Iniciada em maio de 2014, foi paralisada no fim do mesmo ano e retomada apenas em junho de 2016.

O projeto também prevê a remodelação da Ponte do Bragueto, a revitalização de 10km de pavimento, a construção de duas pontes, de 13 viadutos, 6km de ciclovias e 17km de vias. Além disso, as benfeitorias vão permitir a criação do Expresso Norte. A fase atual é de captação de recursos, que depende de liberação do governo federal.

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