O sistema de captação de energia solar implementado por alunos da Fábrica Social, na Estrutural, impressionou o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, que visitou a instituição nesta quarta-feira (12/7). A energia gerada pode chegar até a 4,5 megawatts, que servem para abastecer a rede do centro de capacitação do local. São 18 peças divididas em três maquetes.
Durante a visita, o governador se comprometeu a avaliar a mudança no estatuto da Fábrica Social, a fim de favorecer a formação de cooperativas de alunos. Pretende-se que os estudantes tenham aulas de administração empresarial, para desenvolverem autonomia na formação de novos negócios.
O chefe do Executivo local aproveitou o momento para conhecer as demais dependências da instituição, cujo objetivo é oferecer capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Fábrica Social oferece 1.450 vagas em cinco cursos: confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos; instalação e manutenção de placas fotovoltaicas; produção e cultivo de alimentos saudáveis em meio urbano; marcenaria com madeiras recicláveis e construção civil.
Inscrições
Para participar dos cursos, os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos, residir no DF e estar inscritos do CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do governo Federal). Também é necessário ter renda per capita de até R$ 170 e não ter participado de processo de capacitação do programa Fábrica Social. As novas turmas do programa começam em agosto.