Cidades

Papa-entulhos recolhem 180,8 toneladas de lixo nas cidades do DF

Apenas o de Ceilândia (QNN 29), primeira estrutura inaugurada, contabilizou 125,23 toneladas de lixo - de março a junho

postado em 18/07/2017 09:52
Os sete papa-entulhos do Distrito Federal já receberam 180,8 toneladas de resíduos. Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que gerencia os espaços, apenas o de Ceilândia (QNN 29) contabilizou 125,23 toneladas de lixo - de março a junho. A estrutura de lá foi a primeira a ser inaugurada.


Nas unidades, cada pessoa pode entregar, diariamente, até 1 metro cúbico - o equivalente a uma caixa d;água de mil litros - de resíduos de construção, volumosos - como móveis - e restos de podas. Também são aceitos recicláveis, desde que estejam separados e limpos.
Do total de entulhos recebidos em Ceilândia, entulhos representam a maior parte (93,14 toneladas), seguidos dos volumosos (16,23 toneladas) e dos recicláveis (13,86 toneladas). Em seguida, vem a unidade de Taguatinga (QNG 47, Área Especial 9, às margens da BR-070), que, desde junho até o fim de junho, recebeu 20,17 toneladas. Destas, 14,7 toneladas são de entulho, 2,64 toneladas de volumosos, 2,8 toneladas de podas e 38 quilos de recicláveis.

Onde encontrar um papa-entulho

Para facilitar a busca por equipamentos do SLU, há um mapa interativo no site da autarquia. Além da localização dos sete papa-entulhos de Brasília, é possível ver a área de influência de cada um deles.
Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, das 7 às 18 horas. As estruturas contam com escritório de apoio aos trabalhadores, área coberta para recebimento de recicláveis e baias para materiais volumosos e de podas. Há ainda caçambas para descarte de resíduos.
Também é possível entregar óleo usado em frituras, por meio do Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). De acordo com a empresa pública, 16 litros já foram recebidos, de 4 de março a 13 de julho.
No mapa on-line, estão disponíveis informações sobre os terrenos do SLU pelo DF e sobre os papa-lixos ; contêineres semienterrados que permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de ratos e baratas e facilitando o serviço em áreas de difícil acesso dos caminhões de limpeza.

O que pode e o que não pode ser entregue no papa-entulho

A Instrução Normativa n; 2, de 15 de março de 2017, estabelece as regras para os papa-entulhos. Não é autorizada a entrada de caminhões ou carretas para descarregar o material a ser descartado, e é proibido o descarte de:
  • resíduos domésticos, industriais, de serviços de saúde e eletrônicos
  • pneus
  • embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes
  • lâmpadas
  • pilhas e baterias
  • equipamentos ou materiais que tenham metais pesados
  • gesso
  • espelhos
  • vidros
  • amianto
  • tintas, solventes e tonner
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação