Cidades

Fila de espera da mamografia na rede pública está zerada, diz governo

Em outubro do ano passado, 11 mil pacientes estavam na fila para o atendimento. Segundo a pasta, 213 mil mulheres já têm idade para pedir o exame

Deborah Fortuna
postado em 18/07/2017 11:40
Duas pessoas sentadas em uma mesa falam
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou, na manhã desta terça-feira (18/7), que a fila de espera da mamografia na rede pública foi zerada. Em outubro do ano passado, 11 mil pessoas aguardavam atendimento. Segundo a pasta, 213 mil mulheres do DF têm idade para pedir o exame, e 75% delas dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa, agora, é que o prazo para o atendimento seja de 10 dias.
"Zerada a fila, a gente tem uma ociosidade. O anúncio é importante para que as mulheres saibam que não vão precisar esperar mais um ano. Os exames serão realizados no mesmo mês", disse o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.
O secretário também afirmou que, atualmente, por falta de procura, os atendimentos chegam a 2 mil por mês, mas a capacidade é de 5,4 mil. "Precisamos estimular as mulheres para procurar a unidade de saúde para fazer o exame. Nós temos a capacidade de ampliar nosso atendimento", aleta.

11 mamógrafos disponíveis


Segundo Fonseca, há hoje 11 mamógrafos funcionando no DF ; os hospitais que fazem esse atendimento são os de Sobradinho, Gama, Santa Maria, Ceilândia, Paranoá, Taguatinga, Samambaia e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). E há uma licitação para a compra de cinco novos equipamentos para substituir os mais antigos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação