Cidades

Maioria dos carros apreendidos pelo Detran-DF são por falta de documentação

Mais de 9 mil veículos foram levados aos depósitos de janeiro a junho de 2017. Fiscalizações do licenciamento iniciam em setembro, mas apenas 38% dos carros estão corretamente registrados

postado em 19/07/2017 16:39
Até junho deste ano, 76,4% dos veículos recolhidos pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) foram levados ao depósito por falta de documentação.
Até junho deste ano, 76,4% dos veículos recolhidos pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) foram levados ao depósito por falta de documentação. Foram 9,5 mil veículos, um aumento de 17,5% se comparado ao mesmo período em 2016, que registrou cerca de 8 mil apreensões. A quantidade de autuações por falta do documento obrigatório também aumentou em 13,4% ; passou de 14.597, em 2016, para 16.550 multas neste semestre.

Há pouco mais de um mês do prazo para a cobrança do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), apenas 38% da frota está regularizada na capital. O condutor que não regulamentar o veículo até 1; de setembro, quando começam as fiscalizações, pode sofrer com multa de R$293,47 (gravíssima), sete pontos na CNH e remoção do veículo. Além disso, deverá arcar com outras despesas, como guincho, diária do depósito, vistoria e serviço de liberação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Para receber o CRLV, o proprietário do veículo deverá quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivo (IPVA), o seguro obrigatório DPVAT, a taxa de licenciamento do Detran e as multas pendentes.
Aquele que não receber o documento do veículo em casa deverá verificar no site do departamento www.detran.df.gov.br se existe alguma pendência. Também é fundamental manter o endereço atualizado. De cada dez documentos expedidos pelo órgão, quatro são devolvidos por não localizar o proprietário.
O Detran também alerta para possível sobrecarga do sistema, recomendando que a regularização seja feita o quanto antes. No ano passado, na véspera do início da fiscalização, o Detran chegou a registrar 12 mil atendimentos por dia, quando o normal fica em torno de 6 mil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação