Cidades

Festival do Ipê transforma rua de Brasília com cultura e arte

Programação vai até o fim do dia, com apresentações de bandas da cidade, na Alameda dos Ipês, ao lado do balão da 202 Sul

Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 23/07/2017 12:42
Primeiro Festival do Ipê promete ser um festival de arte, cultura e entretenimento
Um canteiro central, no Setor de Autarquias Sul, ganhou uma roupagem diferente neste domingo (23/7). Conhecida como Alameda dos Ipês, a rua cercada de prédios empresariais deu espaço a cangas coloridas, mesinhas para piquenique, palco para apresentações culturais e variados tipos de food trucks.


O primeiro Festival do Ipê marcou a manhã do brasiliense como uma importante apropriação dos espaços públicos. Desde às 8h, as famílias já chegavam ao local e se encantavam com o espaço de descanso com redes e os brinquedos para a criançada. Durante a tarde, haverá apresentações de bandas locais, como Kelton, Baby Meu Bem e os Brotos do Jacaré e Os Radioamadores.

Para os amantes da fotografia, durante todo o dia, o importante fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo estará registrando o festival. Para quem gosta de livros e poesias, o espaço Movida Literária terá rodas de debates, venda de livros e mesas de autógrafos.

Por volta das 11h, o evento já era um sucesso, segundo um dos organizadores, Wesley Santos. A intenção do projeto é reunir o que a cidade tem de melhor e levar, de fato, as pessoas às ruas. "A nossa cidade é muito linda. Mas pelo desenho dela, temos dificuldade de sairmos de casa e nos encontrar nas ruas. Brasília não é só para ser vista, não é só um monumento. É uma cidade viva", comenta.
O funcionário público Rodrigo Estrela, 34 anos, aproveitou a oportunidade para levar o filho, Davi Estrela, 2, para brincar

E pensando nisso, o funcionário público Rodrigo Estrela, 34 anos, aproveitou a oportunidade para levar o filho, Davi Estrela, 2, para brincar. Encantado com todas as cores e com as apresentações de palhaços, o menino se divertiu. "Sempre procuramos participar de todos os eventos. Isso aqui é a união da beleza com a natureza. Temos que nos apropriar desses espaços. Brasília é vista como a cidade do trabalho. Mas pelo contrário, é a cidade da vida."
[VIDEO1]

Ainda dá tempo

Data: domingo (23/7)
Onde: Alameda dos Ipês, ao lado do balão da 202 Sul
Horário: a partir das 8h até o por do sol


Praça da Cidadânia

No próximo sábado (29/7), será a vez dos ipês amarelos no lançamento da Praça da Cidadania, no Eixo Monumental, atrás do Teatro Nacional. Ao todo, foram plantadas 300 mudas de ipês amarelos. O lançamento da Praça da Cidadania faz parte do projeto Brasília Capital do Ipê, realizado pelo Correio, Rede Globo, governo de Brasília e pela agência Digital Group.

Inauguração da Praça da Cidadania
Data: sábado (29/7)
Onde: Eixo Monumental, abaixo do Teatro Nacional
Horário: a partir das 8h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação