Cidades

Vírus causa instabilidade em computadores do GDF

A Seplag não informou quantas unidades administrativas foram afetadas. Possibilidade de o vírus WannaCry, que invadiu aproximadamente 300 mil computadores em mais de 150 países, ter causado o problema não foi descartada

Jéssica Eufrásio*
postado em 24/07/2017 22:30
Fotografia produzida para ilustrar ataque cibernético, ciberataque
A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), do Governo do Distrito Federal, detectou uma falha causada por vírus em computadores de órgãos e secretarias do DF. Na tarde da última sexta-feira (21/7), algumas unidades administrativas sofreram um ataque cibernético, possivelmente causado pelo vírus WannaCry. A rede afetada, a GDFNet, atende a mais de 100 unidades administrativas do governo, entre secretarias e outros órgãos.

Leia mais notícias em Cidades

A Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) confirmou a possibilidade de o malware, responsável pelo ciberataque mundial registrado em maio, ter causado a falha no sistema. Apesar disso, a pasta informou que não detectou criptografia, sequestro de dados, nem qualquer acesso indevido ou danos às informações do governo.

O órgão comunicou, por meio de nota, que esse foi o primeiro ataque do tipo e que adota novas medidas de segurança para evitar a propagação do problema. A pasta acrescentou que, mesmo sem a normalização da situação dos computadores atingidos, as unidades afetadas já foram identificadas. "As estações infectadas estão sendo recuperadas por meio de atualizações no sistema operacional Windows e a varredura com antivírus, realizadas pelas equipes técnicas pertencentes a cada unidade administrativa", especificou o texto.

A secretaria não deu detalhes a respeito da quantidade de máquinas prejudicadas nem de como o problema foi detectado. A existência de falha geral, no entanto, foi descartada. "Não é correto afirmar que se trata de pane no sistema, pois não houve contaminação generalizada das estações, uma vez que órgãos centrais como Seplag, Secretaria de Fazenda, Casa Militar, Casa Civil e muitas outras não registraram qualquer problema", informou a Seplag.


Ataque global

Em maio, o vírus WannaCry invadiu aproximadamente 300 mil computadores em mais de 150 países. No Distrito Federal, o malware afetou as máquinas de órgãos como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
O especialista em internet e sociedade Leonardo Lazarte conta que há diversos motivos para esse tipo de ação. Segundo ele, um dos principais é o financeiro. Nesse caso, os ataques acontecem com vírus conhecidos como "ransomwares". Os invasores bloqueiam dados pessoais dos usuários e cobram dinheiro em troca da liberação das informações, sob a ameaça de apagar todo o conteúdo do computador. "Além desse, há ataques por motivos de visibilidade, para se ter reconhecimento dentro de um grupo de hackers, ou por motivos de aversão à política de um determinado país", explicou.

Segundo Leonardo, qualquer usuário pode ser vítima da situação. O ataque do WannaCry teve grande alcance porque, quando invasores encontram vulnerabilidades desconhecidas em softwares, essas informações são espalhadas entre crackers (hackers que realizam ataques) de diversas localidades. Ainda de acordo com Leonardo, vírus como o WannaCry exploram principalmente as falhas de máquinas que contam com servidores de conteúdo - em geral, computadores nos quais se realiza o gerenciamento de sites.

Ele destaca que, nos casos de sistemas do governo ou de empresas, o importante é manter todos os softwares em dia. "Se os programas não estão atualizados, você deixa uma porta aberta para que essas vulnerabilidades descobertas sejam exploradas. O processo-chave é a atualização", recomendou o especialista.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação