Cidades

Lei seca: Detran adquire 88 equipamentos para medir nível de álcool

Com a aquisição dos equipamentos, o órgão passa a ter 136 etilômetros que serão utilizados em operações da Lei Seca

postado em 25/07/2017 11:04
Com a aquisição dos equipamentos, o órgão passa a ter 136 etilômetros que serão utilizados em operações da Lei Seca
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) adquiriu 88 novos etilômetros - equipamento usado para medir a concentração de álcool no organismo do condutor. Com essa aquisição, o órgão passa a ter, ao todo, 136 aparelhos que serão utilizados nas operações da Lei Seca.
Segundo o Detran-DF, de janeiro a junho deste ano, 13.102 condutores alcoolizados foram autuados, isso significa uma média de 72 por dia. Desse total, 874 foram presos por apresentarem índice alcoólico considerado crime (igual ou superior a 0,3 ml de álcool por litro de ar alveolar). A pena para o infrator é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, explica que o objetivo da aquisição é ter equipamentos mais modernos e, com isso, ampliar as ações de fiscalização.

Operações

De sexta-feira (21/7) a domingo (23/7), o Detran e a Polícia Militar autuaram 102 condutores por dirigirem alcoolizados. Dois foram presos por apresentarem quantidade considerada crime. Também durante as operações, foram flagrados ainda 19 motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias, nove inabilitados e dois com a CNH suspensa. Os agentes removeram 145 veículos ao depósito.
De acordo com o CTB, dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Se houver reincidência da infração no período de um ano, a multa é em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. A recusa em realizar o teste do etilômetro também é considerada infração com as mesmas penalidades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação