postado em 27/07/2017 11:02
A taxa de desemprego no Distrito Federal caiu pelo terceiro mês consecutivo. O comparativo foi feito entre os meses de junho e maio deste ano. O índice diminuiu 0,5 ponto percentual, o que representa 9 mil desempregados a menos, de um mês para o outro.
Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) divulgada na manhã desta quinta-feira (27/7), pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Apesar de diminuir o índice de desemprego, a taxa de ocupação se manteve constante - com as mesmas 1,32 milhões de pessoas empregadas de maio. Segundo a pesquisa, essa variação ocorre por causa do aumento do grupo de pessoas que se tornaram inativas ( ou seja, aquelas que tem idade para trabalhar, que não estão empregadas e não procuram por trabalho). De maio para junho, elas tiveram um crescimento R$ 15 mil.
De acordo com o documento, alguns setores como construção, indústria de transformação, comércio apresentaram uma melhora nos índices trabalhistas. Por outro lado, o segmento de serviços teve uma queda, com 10 mil empregos a menos.