O governo de Brasília e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) assinaram um acordo de cooperação para os Jogos Escolares da Juventude 2017. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (27/7), no Palácio do Buriti, em Brasília.
O documento estabelece os compromissos dos dois entes na organização do maior evento esportivo estudantil do País, do qual Brasília será uma das sedes. O termo foi assinado pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o gerente-geral de Juventude e Instalações, do COB, Edgar Hubner, a secretária do Esporte, Turismo e Lazer do DF, Leila Barros, e o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho.
A disputa reúne alunos de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, em 14 modalidades. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de 2 milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.De acordo com a Secretaria do Esporte, a expectativa é que a capital federal receba mais de 3 mil alunos-atletas.
As etapas nacionais ocorrerão em duas capitais. Curitiba (PR) receberá os alunos de 12 a 14 anos, de 12 a 21 de setembro, e Brasília (DF) sediará a fase dos estudantes de 15 a 17 anos, de 16 a 25 de novembro.
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude revela, a cada ano, novos nomes para o esporte. Da delegação de 465 atletas do Time Brasil que participaram da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, 52 eram egressos dos Jogos Escolares da Juventude. Entre eles, destacaram-se Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.
Em Brasília, o programa de competição engloba as seguintes modalidades: Atletismo,Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô,
Luta Olímpica, Natação, Tênis De Mesa, Vôlei, Vôlei De Praia, e Xadrez.
Com informações da Agência Brasília