Cidades

Chuva de meteoros pode ser vista no céu de Brasília nesta sexta

Fenômeno ocorre no Brasil anualmente e pode ser visto a olho nu

postado em 28/07/2017 23:00
Fenômeno ocorre no Brasil anualmente e pode ser visto a olho nu

A partir das 22h desta noite (28), o brasiliense pode ver, a olho nu, uma chuva de meteoros no céu. O fenômeno, chamado Delta-Aquáridas, será visto por toda a madrugada. O evento é consequência do nascimento da constelação de Aquário, ao leste, onde ocorre a chuva.


O monitor do Planetário de Brasília, Adriano Leonês, disse que tudo acontece quando a Terra passa por uma região de poeira no rastro de um cometa. ;A maior parte dessas chuvas apresenta 50 meteoros por hora, mas, em algumas ocasiões, pode chegar a 100. Chuvas intensas e incomuns de meteoros são também chamadas de surtos ou tempestades, nas quais são vistos mais de mil meteoros por hora. Os detritos entram na atmosfera em alta velocidade e entram em combustão. Assim, formam-se as estrelas cadentes;, explica Leonês.

Quem estiver em uma área mais isolada, distante das luzes da cidade, poluição e prédios altos, poderá ver a chuva com mais clareza. Também é interessante contemplar o evento com binóculo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação