postado em 29/07/2017 13:52
Neste domingo (29/7) é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Por isso, Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a campanha Coração Azul para conscientizar a população sobre o problema. O governo federal e o de Brasília aderiram à luta. Sábado e domingo, a iluminação do Palácio do Buriti estará azulada. O mesmo acontece com monumentos como o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty e outras prédios na Esplanada dos Ministérios também aderiram à campanha.
Na capital, a ação foi promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. A ação mostra depoimentos de vítimas do tráfico que alertam para situações suspeitas. De acordo com a subsecretária de Políticas para Justiça e Cidadania, Karina Curi Rosso, esse é o terceiro crime mais rentável do mundo. "Perde apenas para o tráfico de drogas e de armas", alerta Karina.
Desde 2010, existe o Fundo Voluntário da ONU para as Vítimas do Tráfico de Pessoas, administrado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) e destinado a auxiliar os governos, assim como organizações intergovernamentais e não governamentais, a proteger e dar assistência às vítimas do tráfico de pessoas para que se recuperem de danos físicos e psicológicos. Qualquer pessoa pode fazer uma doação.
Denúncias de casos suspeitos podem ser encaminhadas pelos telefones Disque 100 e Ligue 180. As ligações são gratuitas.