Aos poucos, as massas de ar polar que têm trazido frio ao Distrito Federal desde junho vão se afastando. Seguindo a tendência mencionada por meteorologistas nas últimas semanas, a partir da segunda quinzena de agosto, o calor deve começar a reinar na capital federal. De acordo com a meteorologista Odete Marlene Chiesa, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre quinta-feira (3/8) e sexta-feira (4/8), a temperatura vai começar a aumentar "vagarosamente", de meio a um grau por dia.
Nesta manhã de domingo (30/7), os brasilienses foram mais uma vez surpreendidos por um frio intenso e viram grande nebulosidade no céu. De acordo com Odete Chiesa, o nevoeiro que atingiu a capital federal aconteceu por conta do contraste térmico entre o ar quente e as nuvens frias, fenômeno que é comum no período do inverno.
[SAIBAMAIS]Apesar de registrar a temperatura mínima de 12.5;C durante a madrugada, ventos de 10,9m/s, entre 8h e 9h de hoje, proporcionaram sensação térmica entre 5;C e 6;C, quando os termômetros indicavam 14;C. Foi a menor sensação térmica sentida hoje. Na principal estação, no Sudoeste, a mínima temperatura foi de 12.5;C. Já na de Águas Emendadas, em Planaltina, foram registrados 12.1;C. Na que fica localizada na Ponte Alta do Gama, o Inmet registrou a mínima de 13.4;C e na do Paranoá, 11;C.
Segundo a meteorologista, o fenômeno deve se repetir nesta segunda-feira (31/7), ainda por conta da influência da massa de ar polar que passou pela Argentina, derrubou os termômetros no Sul e no Sudeste do Brasil nas últimas semanas, e que continua se deslocando sobre o país, influenciando o tempo também em grande parte do Centro-Oeste. "Esta massa de origem polar é pesada e grande. Outras massas que vêm em seguida dão força a ela e isso continua a influenciar no tempo aqui no DF", afirmou Chiesa.
Tempo na semana
O DF deve registrar temperaturas mínimas entre 12;C e 14;C nas madrugadas ao longo desta semana. Nas tardes, os termômetros devem atingir máximas entre 23;C e 26;C. O céu ficará de claro a parcialmente nublado, com mais nebulosidade à tarde. A umidade relativa do ar ficará, em média, em 30% nas horas mais quentes, podendo cair até 25% na quinta-feira (3/7).