Estão abertas as inscrições para o programa Rota Global, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O programa oferece consultoria gratuita para empresas consolidarem ou começarem a atuar no comércio internacional.
Primeira etapa
As inscrições para a primeira fase, que consiste em um questionário online sobre a maturação da empresa, podem ser feitas no site até o dia 15 de setembro.
A meta da primeira etapa é avaliar a capacidade de atuação internacional de pelo menos 500 indústrias e não há limite de inscritos. Todos os candidatos receberão um relatório que identifica pontos fortes e desafios para a inserção internacional. Podem participar empresas de todos os portes e setores industriais, com níveis diferentes de experiência no exterior. Por se tratar de um programa internacional, empresas da Argentina e da Espanha também serão atendidas pelas instituições parceiras nesses países.
O Rota Global é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria a União Industrial Argentina (UIA),e o Parque Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-PCTEX), na Espanha, e tem o apoio do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Segunda etapa
A partir do processo de avaliação, o Rota Global selecionará 200 empresas para a próxima fase, que vai até abril de 2018. Neste período, as indústrias receberão consultoria personalizada e gratuita para construir o plano de negócios de apoio à internacionalização ou consolidação da empresa no mercado externo. O objetivo é promover melhorias concretas na operação internacional em pelo menos 100 delas até junho do ano que vem.
Leia mais notícias em Cidades.