Cidades

Candidatas a Miss Cadeirante do DF se preparam para final do concurso

Participantes se reuniram nesta terça-feira (1º/8) para escolher a roupa de gala

Jéssica Eufrásio*
postado em 01/08/2017 23:15
Candidatas provaram os trajes de gala nesta terça-feira (1º/8)
Paetês, lantejoulas e pérolas em longos vestidos de seda, cetim e renda. Centenas de trajes como esses rodeavam um grupo de mulheres em uma loja de roupas para casamentos, em Ceilândia, nesta terça-feira (1;/8). Cada uma das moças experimentava os looks na tentativa de encontrar o favorito para uma noite especial.

Leia mais notícias em Cidades

Todas são colegas, mas a noite em questão não se trata de nenhum casamento. A cerimônia tão esperada por elas será na próxima segunda-feira, quando ocorre a final do concurso que elegerá a primeira Miss Cadeirante do Distrito Federal.

O projeto nunca foi realizado oficialmente no país e acontece ao mesmo tempo em que outras unidades da Federação selecionam os respectivos representantes regionais para a etapa final. Em novembro, todos os 54 candidatos escolhidos - 27 para Miss e 27 para Mister Cadeirante 2017 - se reunirão em Brasília para a disputa nacional.

Processo


A preparação começou há dois meses. Na data da cerimônia, as mulheres terão um dia de beleza com direito a massagem, manicure, pedicure e cuidados com cabelo e maquiagem.

O júri será composto por integrantes da organização, artistas, médicos, fisioterapeutas e psicólogos que avaliarão o carisma, a presença de palco, a motivação e a graciosidade dos 15 candidatos da categoria masculina e feminina. A noite será dividida em duas etapas: um desfile com traje casual, seguido pela apresentação em traje de gala.

[SAIBAMAIS]A atleta, e agora modelo, Adrielly Ragel, 19 anos, soube do concurso graças a um amigo, que participará da seleção para mister cadeirante. A jovem representará a cidade de Planaltina.

Adrielly também é a terceira colocada no atletismo nacional e a única mulher a integrar o time de basquete de Planaltina. ;O concurso está sendo novidade para todo mundo, mas todos estão me apoiando. Meu tio ficou com mais receio quando soube que eu seria a única atleta em um time masculino;, brinca.

Iniciativa


O responsável pelo concurso é o produtor de eventos e ex-mister mundial universo Ralph Santos. Ele conta que a iniciativa não se tratou de uma ideia, mas de uma necessidade. ;As pessoas com deficiência não querem ser motivo de pena, nem querem ser vistas apenas por meio dos esportes. Elas também são consumidoras, têm objetivos. Temos que levantar esse público;, afirma.

Ralph ainda diz que a iniciativa é inédita não só no Brasil, mas em outros países também. Segundo ele, pelo menos três organizações não governamentais (ONGs) internacionais entraram em contato para saber mais a respeito do projeto.

;Eventos de moda para deficientes existem, mas um concurso de miss e mister ainda não aconteceu no mundo. Vamos quebrar esse tabu e eleger ícones de beleza. Além de tudo, o casal escolhido será embaixador nessa matéria;, enfatiza.
O concurso ocorre por meio da interação entre os organizadores e empresas ou entidades voluntárias. A loja que realizou o empréstimo dos vestidos, por exemplo, também colaborou com a realização do Miss Gari DF, em maio deste ano. No caso do Miss Cadeirante, as atividades realizadas pelas próprias candidatas também incluíram visitas a asilos, creches e ONGs, e a participação em palestras e workshops motivacionais.

Escolhida para representar Taguatinga, a estudante Vânia Cristina de Souza, 33, diz que nunca pensou em se tornar modelo. Apesar de vaidosa e de frequentar a academia três vezes por semana, até dois meses atrás, a ideia ainda não tinha passado pela cabeça dela. ;Estou nervosa, mas animada e confiante. O mais bacana é que não estamos levando isso como uma competição, estamos apoiando umas às outras;, conta Vânia.
Ela acrescenta que, depois de a correria com o concurso terminar, os próximos planos são treinar arco e flecha, para competir como atleta, e tirar a carteira de motorista novamente. A estudante não dirige há três anos, desde que foi atingida por um tiro que a deixou paraplégica.

A cunhada de Vânia, Cristina Gomes, 27, diz que a família tem apoiado a candidata de todas as formas possíveis. ;Eu a incentivei muito a entrar no concurso. Ela não estava com autoestima nenhuma, queria apenas ficar deitada e dormia bastante. Depois que se inscreveu, todos incentivaram ainda mais. Eu mesma, que sou maquiadora, já a preparei para várias das etapas. A família está na torcida;, reforça.

O concurso no qual o casal de Miss e Mister Cadeirantes do Distrito Federal serão escolhidos ocorre na próxima segunda-feira (7/8), às 18h, no JK Shopping.

Programe-se


Final do concurso de Miss e Mister Cadeirante 2017 - Etapa Distrital
Local: JK Shopping - Taguatinga Norte
Data: Segunda-feira (7/8)
Horário: 18h
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação