Cidades

Caesb suspende água em 12 regiões devido ao rompimento de adutora

Em 11 delas, o abastecimento deve voltar ao normal ainda hoje. A medida é para garantir a segurança do sistema

Mariana Areias - Especial para o Correio
postado em 02/08/2017 16:34

O Setor Hoteleiro Sul é uma das regiões afetadas

Moradores de 12 regiões do Distrito Federal que não seriam afetadas pelo racionamento programado para esta quarta-feira (2/8), pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), ficarão sem água pelo menos até amanhã (3/8). A medida foi tomada devido a um vazamento na adutora que liga o reservatório de Santa Maria à Estação de Tratamento de Água de Brasília. Asa Norte, Setor Hoteleiro Sul, Paranoá, Itapoã, Taquari, Noroeste e Vila Planalto foram as regiões que não estavam no rodízio de ontem e de hoje, mas acabaram afetadas pela falta de água devido ao vazamento.

Leia mais notícias em Cidades

Apesar de sofrer ajustes regularmente, a estrutura de aço construída na década de 1970 costuma sofrer complicações nesse período do ano em que há grandes oscilações de temperatura no Distrito Federal. Por isso, geralmente, há dilatação do material. Segundo o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, isso gera vazamentos. "Tivemos de fazer intervenções nas três juntas da adutora. Em outros anos, costumamos apenas apertá-las, mas, como agora a dilatação foi maior, fizemos adaptações", explicou o Luduvice.

Medida preventiva

A região da Asa Norte que está sem água desde as 10h de hoje voltará a ser abastecida na quinta-feira (3/8), dia em que entraria também no rodízio. Mas, para evitar maiores transtornos aos moradores, a Caesb decidiu reagendar o racionamento no local para quarta-feira da próxima semana (9/8).

A medida foi tomada para recuperar os reservatórios do sistema, prejudicados pelo vazamento que aconteceu na madrugada de terça-feira (1;/8). "Foi uma manobra operacional para restabelecer e gerar maior segurança para o sistema", completou o presidente da Caesb.

Outras regiões afetadas

Em caráter emergencial, a Caesb também suspendeu o abastecimento, na tarde de ontem, nas regiões da Asa Sul, do Lago Sul, Jardim Botânico, Setor Hoteleiro, Jardins Mangueiral, Paranoá, Itapoã, Lago Norte, Taquari, Noroeste e da Vila Planalto. Todas essas entrariam no rodízio de racionamento desta semana, mas a Caesb decidiu que não haverá racionamento nesses locais. Eles serão incluídos no próximo ciclo.

Na próxima semana, os rodízios serão seguidos normalmente, de acordo com a Caesb. Os locais voltaram a ser reabastecidos nesta manhã, segundo Luduvice. Até o fim do dia, a situação voltará ao normal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação