Cidades

Sem água: rompimento de adutora causa transtorno a brasilienses

Asa Sul, Lago Sul, Jardim Botânico, Setor Hoteleiro, Jardins Mangueiral, Paranoá, Itapoã, Lago Norte, Asa Norte, Taquari, Noroeste e Vila Planalto sofreram com a falta de água

Mariana Areias - Especial para o Correio, Deborah Fortuna
postado em 03/08/2017 06:00

Passar dificuldades em dias de racionamento faz parte da rotina da população do Distrito Federal desde janeiro, quando a Barragem do Descoberto alcançou o menor índice da história. Mas, nesta semana, Vera Tânia, 42 anos, funcionária de uma lavanderia da Asa Sul, foi pega de surpresa. Desde terça-feira, ela enfrenta problemas para manter a rotina de trabalho sem prejudicar os clientes. Tânia e outros comerciantes sofrem as consequências de um vazamento na adutora que liga o reservatório de Santa Maria à Estação de Tratamento de Água de Brasília. ;A caixa d;água costuma salvar o trabalho. O meu medo é ela secar, pois teríamos de ligar para a clientela e tentar adiar o prazo para a entrega dos pedidos;, afirmou.

Não somente a Asa Sul, onde trabalha Tânia, ficou prejudicada. Lago Sul, Jardim Botânico, Setor Hoteleiro, Jardins Mangueiral, Paranoá, Itapoã, Lago Norte, Asa Norte, Taquari, Noroeste e Vila Planalto também sofreram com a falta de água. As regiões estariam no rodízio de racionamento previsto para esta semana, mas para não prejudicar ainda mais os moradores e os comerciantes, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) determinou que, até domingo, não haverá racionamento nesses locais. Eles serão incluídos no próximo rodízio, o da próxima semana, quando, segundo o órgão, tudo voltará ao normal.

[SAIBAMAIS]A Asa Norte, que estava sem abastecimento desde as 10h de ontem, terá o fornecimento normalizado hoje, dia em que também entraria no ciclo de racionamento. Porém, a Caesb o reprogramou para a próxima quarta-feira. Loren Ferreira Botelho, 19 anos, trabalha em uma pet shop na região. Diferentemente de Tânia, ela não tem caixa d;água para ajudar em dias assim; por isso a preocupação foi ainda maior. Para se virar na quarta-feira sem água, ela encheu galões. ;Somente assim consegui dar banho nos animais. Aconteceu de termos de ligar para os clientes e cancelar a vinda dos pets;, contou.

Intervenções

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, esclareceu que a medida foi tomada para recuperar os reservatórios dos sistemas prejudicados pelo vazamento registrado na madrugada de terça-feira. ;Foi uma manobra operacional para restabelecer e gerar maior segurança para o sistema;, explicou. Apesar de sofrer ajustes regularmente, a adutora rompida é de aço e foi construída na década de 1970. A estrutura costuma sofrer complicações nesta época do ano, quando há oscilações de temperatura no Distrito Federal e, consequentemente, dilatação do material. ;Tivemos de fazer intervenções nas três juntas da adutora. Em outros anos, apenas apertávamos, mas, como agora a dilatação foi maior, fizemos adaptações maiores;, disse.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação