Cidades

Regiões do DF entram em estado de alerta; umidade deve ficar abaixo de 15%

Segundo o Inmet, a seca deve durar até a segunda quinzena de setembro, com a chegada das chuvas

postado em 03/08/2017 15:00

Segundo o Inmet, a seca deve durar até a segunda quinzena de setembro, com a chegada das chuvas

A estação seca começou na segunda quinzena de maio e deve durar até 15 de setembro, quando as chuvas devem voltar a molhar o cerrado no Distrito Federal. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Norte e Noroeste do DF, como Brazlândia, Sobradinho e Planaltina já estão em estado de alerta de seca. Nos próximos dias umidade pode chegar a 15%.

Leia mais notícias em Cidades

Neste ano, o inverno começou em 21 de junho. O menor índice de umidade foi registrado nesta quarta-feira (2/8): 20%, às 15h. O pneumologista do Hospital Brasília Thiago Fuscaldi alerta para as doenças causadas pelo tempo seco. De acordo com ele, as doenças mais comuns nessa época são bronquite, asma, rinite e pneumonia.

"O importante é se manter hidratado, atualizar a caderneta de vacinação, evitar locais fechados com aglomerações de pessoas e lavar as mãos sempre", aconselha Fuscaldi. Ele complementa que bacias com água e toalhas úmidas podem ser utilizadas para refrescar o ambiente, mantendo o cuidado de arejar a casa durante o dia. Em casos mais extremos de ressecamento dos olhos e nariz, o uso de lubrificantes é recomendado, desde que acompanhado por especialista.

Os cuidados com alimentação também devem ser reforçados. O nutricionista Kleber Caramello ressalta que o mais importante é consumir muita água. "Brasília é uma cidade muito seca. A maioria das pessoas não têm consciência disso e se esquecem mesmo de tomar água", aponta.

O nutricionista ensina que, para calcular a quantidade mínima de água, deve-se multiplicar o peso corporal por 35 para se obter o valor em mililitros. Por exemplo, quem pesa 70 kg, deve tomar, no mínimo, 2,5 litros de água. O ideal também é aumentar o consumo de frutas que contenham água em sua composição, como melancia e melão.

Para relembrar

Dicas para cuidar da saúde no período de seca

- Mantenha-se hidratado e com as vacinações em dia;

- Minimize a baixa umidade colocando bacias com água e toalhas molhadas pela casa;

- Em casos mais graves, procure um especialista para que ele faça a indicação correta de lubrificantes para olhos e nariz;

- Consuma muita água e frutas ricas em líquido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação