Cidades

MPDFT denuncia emenda que trata da nomeação de comandantes

Com as alterações na lei, passaria-se a existir uma lista tríplice no processo de escolha dos dirigentes da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran

postado em 04/08/2017 22:52

A Procuradoria-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios ajuizou nesta última quinta-feira (2/8) ação direta de inconstitucionalidade contra emenda à Lei Orgânica do DF acerca da nomeação dos comandantes-gerais da Polícia Militar (PMDF), do Corpo de Bombeiros e diretores-gerais da Polícia Civil (PCDF) e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF).

Leia mais notícias em Cidades

A Emenda, de iniciativa de deputados distritais, estabelece regras mais restritivas para a nomeação dessas autoridades pelo Governador do Distrito Federal, que passará a ter que escolher para ocupar tais cargos em comissão, obrigatoriamente, os servidores indicados em lista tríplice elaborada pelos integrantes de cada categoria.

O Ministério Público argumenta que a emenda promove ingerência indevida em assuntos da competência privativa do chefe do Poder Executivo e por isso é formalmente inconstitucional por vício de iniciativa. Isso porque dispõe sobre o provimento de cargos públicos e sobre a organização e o funcionamento de entidades da administração pública, matérias que são de iniciativa legislativa privativa do chefe do Poder Executivo local.

Com informações do MPDFT

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação