Cidades

Abertas inscrições para o Prêmio Respostas para o Amanhã

Estudantes do ensino médio de todo o Brasil poderão enviar projetos que resultem em melhoria de suas comunidades até o próximo dia 14 de agosto

postado em 07/08/2017 14:33
Para incentivar estudantes de todo o país a aplicar conceitos de ciências da natureza e matemática em suas comunidades, a Samsung está com inscrições abertas para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Alunos do ensino médio de escolas públicas terão até o dia 14 de agosto para cadastrar seus projetos. Os interessados devem se acessar o site www.respostasparaoamanha.com.br e preencher a ficha de inscrição. Na edição de 2016, sob a orientação de aproximadamente 2.600 professores de todo o Brasil, mais de 2.100 inscrições foram realizadas, envolvendo cerca de 37 mil alunos.
Para a realização do programa, a empresa de telefonia conta com a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária ; Cenpec, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais e locais para dar visibilidade aos projetos.
Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina, apontou algumas áreas de atuação da empresa. ;Os esforços globais de cidadania da Samsung abrangem uma variedade de áreas que incluem assistência social, cultura, artes, serviços voluntários, educação e proteção ambiental;, explica. Segundo o diretor, o concurso tem rendido bons projetos ao longo dos últimos anos. ;No Brasil o nosso foco é a educação. O prêmio Respostas Para o Amanhã traduz bem esse nosso compromisso. No ano passado, uma empresa criou um projeto que visa gerar renda para a comunidade indígena da aldeia Itapuã-Tupi Guarany, localizada no Vale do Ribeira em São Paulo, a partir do cultivo e da comercialização de palmitos. A proposta ajuda em um meio de subsistência dos índios, além de preservar as áreas desmatadas da aldeia;, complementa Helvio.
Maria Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec, afirma que o diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica integradora. De acordo com ela, além de engajar toda a comunidade acadêmica, pretende valorizar a prática dos educadores e gerar benefícios para o local em que as escolas estão inseridas. ;É um programa que proporciona uma educação conectada com a realidade e mostra aos estudantes resultados concretos originados por seus projetos, baseados totalmente no aprendizado que obtiveram em sala de aula;, afirma.

Premiação


A comissão julgadora será constituída por especialistas em educação e selecionará os melhores trabalhos apresentados. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição do prêmio. Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu ;Projeto Vencedor pelo Júri Popular;. Já os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks da empresa patrocinadora ; um para o professor e outro para o diretor ; e tablets da marca para cada aluno da sala, além de troféu de Vencedor Nacional e medalha.

Programa de sucesso

O Prêmio Respostas para o Amanhã é realizado desde 2014. Durante o período, mais de 67 mil alunos da América Latina, orientados por cerca de 7.100 professores, inscreveram mais de 5.900 projetos. Países como Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana já promoveram o programa para seus alunos.

Serviço

Concurso Respostas Para o Amanhã
Inscrições: de 15 de maio a 14 de agosto de 2017
Site: www.respostasparaoamanha.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação