Cidades

Em experimento, usuários do Metrô-DF provam ser honestos

Mesmo sem fiscalização, as pessoas testadas não se apropriaram do que não era delas. Experimento foi realizado na estação Central e na Praça do Relógio

Mariana Areias - Especial para o Correio
postado em 08/08/2017 15:00
Usuários do Metrô mostram ser honestos em experimento
No Distrito Federal, uma parcela da população que utiliza o metrô provou ser honesta e adepta ao que propõe a campanha ;Boas Práticas Começam com Você - Não pegue nada que não for seu;. Dividido em duas etapas e usando brigadeiros para atrair os passageiros, o experimento mostrou que a marioria das pessoas testadas não se apropriaram do que não era delas, mesmo sem fiscalização.

A proposta do estudo, promovido pelo Metrô-DF era observar o comportamento dos usuários em relação ao que estava sendo oferecido - os brigadeiros - por meio do pagamento depositado num recipiente.
Na primeira etapa, em uma das paredes da estação Central, na Rodoviária do Plano Piloto, foi colocada uma caixa com 100 brigadeiros e um banner com a frase da ação. Inicialmente, o valor era de R$ 1. Ao lado, uma caixa para o depósito em dinheiro. Após 45 brigadeiros retirados, o valor foi modificado, passou para R$ 0,50 cada brigadeiro. Dos usuários do metrô, a maioria que se interessou nos doces eram mulheres. Apenas duas crianças se interessaram. Ao final, foram arrecadados R$ 66,20, contra os R$ 77,50 esperados. Ou seja, 85,4% das pessoas pagaram.

Na segunda etapa do experimento, foram utilizadas 50 unidades de brigadeiro, com valor de R$ 0,50, na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga. Também não houve banner com a frase da ação. Os usuários, maioria jovens, tiveram mais interesse nos brigadeiros. Apenas uma criança adquiriu. A arrecadação foi de R$ 26, quando R$ 25 eram esperados.

;A pesquisa foi feita em meio à apuração de fatos políticos que envergonham a sociedade brasileira, em que se discutem valores éticos e morais dos governantes do país. Vimos um percentual de pessoas preocupadas em manter seus princípios e valores morais nas camadas mais baixas da sociedade;, observou o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação