Cidades

Sem chuva: nuvens escuras na manhã desta terça-feira enganam brasiliense

De acordo com o Inmet, as nuvens do início da manhã foram formadas por causa de um centro de alta pressão, centralizado no meio do oceano atlântico

postado em 08/08/2017 11:31

O céu nublado na manhã desta terça-feira não significa previsão de chuva

Na manhã desta terça-feira (8/8), os brasilienses tiveram um susto ao observar, sobre a área central do Plano Piloto, muitas nuvens escuras. Houve quem pensasse que as previsões meteorológicas estivessem erradas e uma chuva inseperada podia cair para abrandar a seca. Doce ilusão.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]De acordo com o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteoroloia (Inmet), as nuvens do início da manhã foram formadas por causa de um centro de alta pressão, centralizado no meio do Oceano Atlântico. "Essa pressão trouxe umidade e se formaram nuvens, mas não vai evoluir (para chuva), porque aqui em Brasília não há umidade (suficiente)", explicou.

Estado de atenção

Assim, o brasiliense, apesar da visão inusitada de mais cedo, seguirá sem ver chuva nos próximos dias, com a seca sem dar sinais de trégua. Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil informou na segunda-feira (7/8) que o Distrito Federal está em estado de atenção por causa dos baixos índices de umidade relativa do ar nos últimos cinco dias, que atingiram níveis inferiores a 30%.

Nesta terça-feira, a umidade relativa do ar varia entre 70% e 20%. Na tarde de ontem, o índice chegou a 26%, segundo o Inmet. De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal é de 60%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação