Cidades

Início da captação de água do Lago Paranoá é adiada para outubro

A ideia era que o sistema passasse a funcionar ainda em setembro, reduzindo, assim, os riscos de um segundo dia para o racionamento de água

postado em 11/08/2017 11:15
Obras de captação de águas para combater a crise hídrica no Lago Paranoá
Mesmo com 74% das obras concluídas, o início da captação de água do Lago Paranoá é adiada para 2 de outubro deste ano. A ideia era que o sistema passasse a funcionar ainda em setembro, reduzindo, assim, os riscos de um segundo dia para o racionamento de água. O governador Rodrigo Rollemberg fez uma visita ao local nesta quinta-feira (10/8).
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb), a obra foi contratada para execução no prazo de oito meses - ela teve início em abril deste ano. Em nota, o órgão informou que está antecipando o início da pré-operação, que será no fim de setembro, e que a operação deve começar, oficialmente, em outubro. Segundo o texto, "não haverá prejuízo para o que já está programado em termo de reforço no abastecimento". Assim, durante três meses, toda a ação será assistida com o acompanhamento da empresa responsável. Depois desse prazo, passa a ser exclusivamente operado pela Caesb.

O subsistema

Para a conclusão do trabalho, ainda falta a chegada da balsa, a rede elétrica e a finalização da infraestrutura civil. A previsão é que o subsistema inicie a captação de 700 litros por segundo. O investimento ficou em R$ 42 milhões - 15% abaixo do previsto. O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 55 milhões para as obras ; o dinheiro restante volta para a pasta federal.

Funcionamento

Quando finalizada, a obra será usada pela Caesb para abastecer Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Taquari. Dessa forma, a água proveniente do Sistema Santa Maria/Torto que, hoje abastece essas regiões, será transferida para outros dois reservatórios: o do Parque da Cidade e do Cruzeiro. Assim, o Sistema Descoberto será reforçado. A estrutura está na ML 4, no Setor de Mansões do Lago Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação